You are currently viewing 10 dicas para criar conteúdo para o seu site
criar conteúdo para site

10 dicas para criar conteúdo para o seu site

Todo mundo sabe que quem não é visto, não é lembrado. E se ser esquecido é ruim para as pessoas, imagine só para as empresas! A fim de evitar esse problema com a sua marca, neste artigo você confere diferentes ideias para criar conteúdo para o site do seu negócio.

Pois, sabemos que produzir conteúdo on-line não é uma tarefa fácil. Mas também reconhecemos que essa é uma valiosa estratégia de marketing digital. 

Por isso, no texto abaixo traremos sugestões para nunca mais faltar ideias para posts no blog da sua empresa.

Por que criar conteúdo para site?

Provavelmente você já deve ter pesquisado no Google sobre algum produto que pretendia comprar ou algum serviço que gostaria de contratar. 

Seus clientes fazem o mesmo. Daí a importância de ter um espaço na internet com conteúdo especializado. Porque a produção de conteúdo digital pode realmente ajudar no seu negócio.

Uma das opções mais indicadas para publicar conteúdos é no blog do site da empresa. A partir dele, é possível compartilhar o material em outras mídias da marca, como nas redes sociais, por exemplo.

Além da possibilidade de disseminação de conteúdo para outros meios, o simples fato de criar materiais relevantes, pode fazer o negócio se tornar referência na área de atuação. Pois, mostrar que domina o assunto, ou que ao menos busca isso, gera credibilidade.

Assim como a autoridade, o tráfego no site da empresa também pode ser gerado ou aumentar, uma vez que ter um blog com conteúdos de qualidade, facilita no ranqueamento do buscador do Google.

Nesse sentido, quando o site aparece entre os primeiros, a probabilidade de o usuário acessar é muito maior!

Diferentemente das redes sociais e de anúncios que são mais momentâneos, os post no blog são perenes. Ou seja, mesmo depois de algum tempo postado, a publicação pode continuar tendo acessos devido à procura no Google.

Outro bom motivo para criar conteúdo para o site da sua empresa é o de educar o público com informações que, talvez, ele não saiba que sejam necessárias.

A ideia deste tipo de educação é mostrar aprendizados por meio de experiências bem-sucedidas e até de erros. O importante é que a proposta de valor da empresa esteja presente no conteúdo.

Contudo, é importante abordar assuntos referentes ao ramo de atividade, mas sem, necessariamente, falar sobre o serviço ou produto da marca.

Compartilhando esse tipo de conteúdo, se ganha a confiança do usuário, deixando a marca da empresa registrada na memória do possível cliente como algo positivo.

Em suma, esse registro pode ser um facilitador em um futuro processo de compra.

Primeiros passos para criar conteúdo para o site

Antes de iniciar a produção de conteúdos para o site, é preciso definir uma estratégia.

É importante saber quais são os objetivos e a proposta da empresa com a publicação do conteúdo.

Outro fator importante é conhecer o público-alvo da marca e, mais especificamente, a persona.

Ou seja, para quem se deve criar o conteúdo, quem serão os leitores ou consumidores do material a ser divulgado?

Depois de definir o objetivo e a persona, será a vez de buscar as palavras-chave mais adequadas.

Ideias para a produção de conteúdo digital

Agora que já sabe a importância de criar conteúdo para o site do seu negócio, assim como os primeiros passos, é hora da próxima etapa: produzir o conteúdo propriamente dito!

Para não faltar ideias criativas para o site da empresa, confira a lista com diferentes opções de publicações. 

1.    Novidades da marca

Lançar algum produto ou serviço novo e não aproveitar a oportunidade de explicar sobre a novidade é como ter um campo e uma bola e não ir jogar.

O mesmo acontece com as parcerias. Firmar um novo acordo ou começar uma sociedade que traga inovações para a empresa pode chamar a atenção dos clientes, por isso, são excelentes assuntos para o blog.

2.    Tutoriais

O termo ‘como fazer’ é um dos mais usados na ferramenta de buscas do Google. Ele, inclusive, é uma categoria na plataforma de análise do buscador.

Isso mostra que é muito comum a procura por conteúdos com tutoriais.

Para o site da sua empresa, a dica é criar um passo a passo com algo que seja relacionado ao seu negócio.

3.    Mitos e verdades

Diante de tantas fake news espalhadas pela internet, nada melhor do que fazer um conteúdo esclarecendo dúvidas e desmitificando questões duvidosas.

Mas lembre-se, é preciso se algo de interesse da sua persona e que tenha alguma ligação com a marca.   

4.    Reviews

A recomendação boca a boca, apesar de ser antiga, nunca deixou de existir. No site da sua empresa ela pode vir com novos ares de ‘review’.

Ou seja, o espaço pode ser aproveitado para indicar ou explicar o porquê não recomenda algo para seus clientes. Pode ser um livro, uma série e até um serviço que tenha a ver com o ramo da empresa, por exemplo.

5.    Cases

Já pensou que contar a história bem sucedida de um cliente seu pode inspirar outras pessoas?

Pois é, criar conteúdo para o seu site com base em um case de sucesso, além de dar o exemplo, pode transmitir confiança.

A ideia é mostrar que com a ajuda do seu negócio, foi possível resolver o problema de outrem.

6.    Listas

Produzir um conteúdo em formato de lista é sucesso na certa! Isso porque, primeiramente, instiga a curiosidade do leitor.

Depois, as listas fáceis de ler. Além disso, a estrutura pode ajudar no SEO, uma vez que contém diversos títulos e subtítulos que facilitam no escaneamento das ferramentas de busca.

7.    TBT

A hashtag throw back thursday, popularizada no Instagram, significa quinta-feira do regresso ou quinta-feira da nostalgia.

Neste dia, os internautas fazem publicações sobre o passado.

De acordo com a hashtag e aproveitando a oportunidade proporcionada por esta moda, o blog da empresa pode fazer o mesmo.

A sugestão é escrever sobre boas experiências anteriores, como o primeiro escritório, o primeiro cliente ou até a lembrança de um evento importante da empresa. 

 8.    Notícias da área

Similarmente sobre falar sobre as boas novas do negócio, produzir conteúdo sobre alguma novidade do ramo de atividade da empresa também é algo muito atrativo para o público.

E além de informar, a publicação mostra que a empresa está atenta com o que está acontecendo no mercado.

9.    Infográficos

Os infográficos são uma forma de apresentar o conteúdo visualmente. Com ele é possível simplificar ideias e fazer o cliente absorver o conteúdo mais rapidamente.

Além disso, esse tipo de material tem grande apelo para ser compartilhado, gerando maior exposição para a marca.

10.  E-books

Às vezes o site da empresa também pode oferecer conteúdos ricos para os usuários, como os e-books.

Esse tipo de material costuma exigir mais dedicação na produção por aprofundar o tema escolhido.

Contudo, ele também pode representar o domínio que a empresa tem em determinado assunto.

Além disso, outro ponto positivo dos e-books é que eles podem ser usados na captação de leads.

Gostou das ideias para criar conteúdo para o seu site? Se quiser mais dicas ou precisar dos conteúdos prontos para a publicação, pode contar com a MALI Content.

Somos uma agência especializada nesse tipo de trabalho. Temos um time de profissionais que podem produzir conteúdos voltados para a persona do seu negócio.Entre em contato conosco para saber mais sobre como melhorar o site da sua empresa.