You are currently viewing Posicionamento de marca: entenda o que é o conceito que faz toda a diferença para sua empresa

Posicionamento de marca: entenda o que é o conceito que faz toda a diferença para sua empresa

Um dos elementos do branding, o posicionamento de marca é imprescindível para empresas que querem ganhar cada vez mais espaço no mercado e seus consumidores. 

Esse é um dos principais pontos quando o assunto é construir uma relação mais próxima com seus clientes.

Isso porque é a partir do posicionamento de marca que se constrói a imagem pela qual as pessoas reconhecerão a empresa e se identificarão com o negócio. Ou seja, é um dos pontos de partida para conquistar clientes e fidelizá-los. 

O que é posicionamento de marca

O posicionamento de marca é a maneira como a empresa deseja ser vista e entendida pelos seus consumidores. É um dos elementos do branding, outro ponto importantíssimo quando se fala em marca. 

Esses dois conceitos trabalham, principalmente, a presença do negócio na vida das pessoas. O branding traz a identidade, faz com que as pessoas reconheçam a empresa. 

O posicionamento, por sua vez, é a maneira como a empresa quer que as pessoas a reconheçam. É como se mostra ao mundo, valorizando pontos específicos que acredita serem mais relevantes, por exemplo. 

A partir desses elementos, mesmo que inconscientemente, as pessoas passam a reconhecer a marca a partir da sua identidade e seu posicionamento.

Imagem ou posicionamento de marca?

Esses dois elementos são semelhantes e, por isso, causam dúvidas na hora da criação de estratégias de branding. Entretanto, apesar de parecidas, as duas ideias referem-se a visões diferentes da empresa. 

  • Posicionamento de marca: é o que a imagem que a empresa deseja passar para o público, tanto interno quanto externo. É a maneira como deseja ser reconhecida, considerando valor de mercado, consumo, produto e outras estratégias. 
  • Imagem da marca: é a maneira como as pessoas, de fato, reconhecem a empresa. Ou seja, é o “produto final” do branding, já que é o que, de fato, as pessoas pensam sobre a marca.

Vale ressaltar que nem sempre a imagem de marca está alinhada com o posicionamento da empresa, mostrando uma falha na comunicação e na identidade, que não está sendo refletida na maneira como o negócio é visto pelo público. 

Posicionamento de marca e identificação

A identificação com uma marca é um dos pontos que podem ser construídos com uma boa estratégia de branding. O posicionamento faz muita diferença nisso. 

Dependendo do valor transmitido, um determinado público será mais ou menos atraído por aquilo, criando identificação ou não. 

Por exemplo, uma empresa pode passar um posicionamento de luxo e sofisticação, tentando criar a imagem e vender um produto de valor mais alto. Pode também se posicionar mostrando-se ser uma marca sustentável, que se preocupa com a natureza. Ou que é popular, que serve para todos. 

Cada um desses posicionamentos busca atrair um público diferente, gerar essa identificação e, claro, criar uma imagem para as pessoas. 

Um exemplo disso são os chinelos Havaianas. No começo, era um item popular e mais barato, conhecido por ser um calçado mais simples e informal. O reposicionamento de marca adicionou valor ao produto e o colocou como algo praticamente cultural do Brasil. Afinal, “todo mundo usa” e “recuse imitações”, diz alguns dos slogans da marca. 

Dessa forma, deixou de ser um calçado “mal visto” e simples demais, conquistou também classes mais altas e tornou-se quase uma marca registrada do Brasil no país e no mundo. Essa maior aceitação e identificação também é o que tornou possível o aumento do valor e a criação de outras coleções mais sofisticadas, por exemplo. 

Como traçar uma estratégia de posicionamento de marca

Assim como outros detalhes do negócio, o posicionamento de marca também precisa ser construído de maneira estratégica para conquistar os resultados esperados.

Além disso, a construção ou reconstrução de um posicionamento de marca não é algo que acontece de uma hora para outra. São necessários meses para que a “nova marca” seja percebida, aceita e, finalmente, entendida pelo público. Por isso, ao elaborar um posicionamento de marca é preciso pensar no que deseja a médio e longo prazo.

A partir disso, é preciso traçar a estratégia pensando em alguns pontos principais: a quem o produto ou serviço se destina; qual problema resolve; e qual o diferencial frente à concorrência. 

Feito isso, é hora de colocar o planejamento em prática!

Necessidades e desejos do cliente

Entender quais são os desejos do cliente, que vão além do que ele de fato mostra à empresa, é essencial para elaborar a estratégia. Muitas vezes a compra de um item diz mais sobre uma vontade pessoal do que, de fato, a aquisição daquela peça.

Se seu público ou cliente desejado busca sofisticação, é preciso reforçar a ideia de que seu produto ou serviço se “enquadra” nessa necessidade, posicionando a marca nesse nicho. 

Valores e princípios

Todos temos valores e princípios específicos. Quando os valores da empresa vão ao  encontro com os do consumidor, as chances de fortalecimento e, claro, de resultados de venda, são maiores. Por isso, uma marca também precisa ter seus valores definidos. 

Um exemplo bastante claro são as marcas sustentáveis, que têm a proteção do meio ambiente como seus valores que norteiam as decisões. Esse é o posicionamento dessas empresas, é a maneira como querem que as pessoas a reconheçam e a utilizem, caso se identifiquem. 

Valor na vida do cliente

Dependendo do objetivo final do seu cliente, nem sempre a compra é o resultado final da jornada. Muitos produtos ou serviços podem ser comprados visando algo mais subjetivo, como transmitir seriedade ou juventude, por exemplo. 

Por isso, entendendo esse desejo, a empresa pode fornecer outros tipos de conteúdos que envolvam aquele cliente na realidade da marca. Ou seja, um Instagram com dicas, um canal no YouTube com entretenimento, entre outros exemplos. 

Tudo isso faz com que a marca esteja sempre presente no dia a dia da pessoa, criando uma relação maior entre empresa e cliente e contribuindo com o posicionamento. 

Comunicação estratégica

Por fim, a comunicação é o segredo do posicionamento de marca. É a partir dela que o público tem contato, de fato, com sua empresa. Por isso, pensar estrategicamente a comunicação é algo obrigatório, principalmente em momentos de reposicionamento. 

A comunicação deve ser sempre adequada à identidade da marca, assim como seu público, além de estar presente onde o público está. Se o negócio é de nicho, onde estão essas pessoas? Se são adolescentes, quais conteúdos eles consomem? E assim por diante.

Montar uma estratégia de posicionamento de marca é algo que envolve inúmeros detalhes e um plano de ação específico. Por isso, contar com profissionais especializados pode ser o grande trunfo em meio à concorrência.

Aqui na MALI CONTENT temos experiência em construir e colocar em prática posicionamentos de marca para qualquer mercado, desde o varejo até o de logística. Todas as marcas precisam de uma estratégia de comunicação bem definida. Conte com a gente! 

Conheça nossos serviços!