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Identidade visual: qual a importância para a sua marca?

A identidade visual é capaz de criar uma imagem e percepção da marca para o seu público, por se tratar da primeira comunicação direta com ele. É muito comum, por exemplo, bater o olho em uma propaganda e, naquele momento, se dar conta de qual marca se trata.

É esse o “poder” que existe na identidade visual e que a torna tão importante. Além disso, ela aproxima os clientes e fortalece vínculos, por meio das redes sociais, site, embalagem ou publicidade.

Portanto, a identidade visual é a construção de vários elementos gráficos e visuais que define uma marca e que os clientes reconhecem no momento de compra. É como se fosse a personalidade de uma empresa apresentada para o mundo. Com o tempo, ela passará a tomar um espaço no cérebro do consumidor.

Por isso, é extremamente estratégico criar uma identidade visual compreensível e impactante, que imprima os valores da empresa e que a torne memorável.

Algumas empresas conseguem pensar tão bem que apenas pelas cores já é possível ser reconhecida. Um exemplo bem comum é o Mc Donald’s. Assim, identidades consistentes são reconhecidas de forma instantânea.

Quais os benefícios de se ter uma identidade visual

1 – Comunicação com o público certo

A identificação visual comunica e atrai o público para o negócio da empresa. Na ausência dela, as pessoas não sabem muito bem qual produto ou serviço está sendo oferecido. Por outro lado, quando se tem essa definição, por meio da identidade, é possível atrair as pessoas certas. Desse modo, a empresa também poderá segmentar melhor quem realmente tem interesse, fazer um planejamento e estudar as personas, hábitos e comportamentos do consumidor.

2 – Consolidação de posicionamento

O posicionamento é o lugar que a marca deseja ocupar na mente do público, como ela quer ser vista. Para atingir esse objetivo, no entanto, precisa ser reconhecida e ter esse alcance. Porém, sem uma identidade visual isso se torna muito mais difícil. Ela é o diferencial do negócio, o que a faz ser única para os clientes.

3 – Fortalecimento da marca

Quando a marca tem uma identificação visual clara, com logo, tipo de letra, formas e cores bem acentuados, o público irá reconhecê-la muito mais rápido. Assim, quando ela começar a ser mais popular e conhecida, será mais fácil, inclusive, de ser recomendada por outras pessoas, criando mais força no mercado. Ela será automaticamente lembrada, o que também contribuirá nas vendas.

4 – Fidelização de clientes

Por todos os benefícios já citados, é natural que a identidade visual também resulte na fidelização de clientes. Isso será possível porque a marca já estará fixa na cabeça das pessoas, de forma que sugeri-la e descrevê-la se tornará muito mais simples. E, consequentemente, por existir esta aproximação, elas se sentirão mais confiantes para voltar ao estabelecimento ou e-commerce e fazer novas compras.

Diferença entre marca, branding e identidade visual

Apesar de muito conhecidos no mundo dos negócios e do marketing, o conceito de marca, branding e identidade visual ainda geram dúvidas, inclusive do que é mais importante. Neste caso, como cada um deles tem um objetivo bem alinhado, a empresa precisa entender como diferenciá-los e pensar como desenvolvê-los.  

Como mencionado, a identidade visual é a construção de vários elementos gráficos e visuais que define uma marca (logo, tipografia, paleta de cores entre outros) e, desta forma, os clientes reconhecem no momento de compra. Já a marca é o logotipo, representado por algum desenho, o nome da empresa ou ilustração. Ela é utilizada em todos os lugares, desde as embalagens até no uniforme dos colaboradores.

Por fim, o branding, que é o posicionamento da marca, quais valores ela transmite e as percepções que os consumidores têm dela. Sendo assim, ele ultrapassa aspectos visuais, porque envolve o tom de voz na comunicação, a cultura, os objetivos de negócios etc. A identidade visual, nesse sentido, contribui no processo de branding.

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Como desenvolver uma identidade visual

Antes de tudo, a marca precisa identificar de forma aprofundada quem é o seu público, pois isso será usado como um guia para a criação da identidade visual. Quanto mais informações tiver sobre ele, melhor.  

Depois é importante criar um planejamento, identificar as principais mensagens-chave da marca e detalhar o seu propósito de negócio. A partir disso, é necessário elaborar um briefing, detalhando como a marca pode ser representada visualmente. Vale a pena conversar com a equipe interna para ter mais ideias.

Após esta etapa, o designer poderá fazer sugestões, testar formas, cores e apresentar alguns exemplos. É imprescindível que, na hora de escolher a identidade visual definitiva, a empresa tenha em mente se ela, de fato, será interessante e irá atrair o seu público.

Além disso, antes de colocá-la no mundo e bater o martelo, o ideal é apresentá-la a todos da empresa, explicar o conceito e pedir feedbacks.

Ter uma identidade visual colabora – e muito – no progresso de qualquer negócio. Por isso, definir com calma para que a mensagem e o reconhecimento sejam eficientes é essencial. Além de, sem dúvidas, tornar a marca mais lembrada.

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