You are currently viewing 5 vantagens da Assessoria de Imprensa na era digital

5 vantagens da Assessoria de Imprensa na era digital

Se antes era preciso estar na grande mídia para ser visto pelos potenciais clientes, hoje a Internet permite que negócios de todos os tamanhos ganhem espaço e atinjam os consumidores em potencial. Entretanto, engana-se quem pensa que a assessoria de imprensa perdeu sua eficácia e importância. 

A partir dela, é possível conquistar públicos diferentes, dar mais visibilidade para sua empresa e fortalecer sua marca, além de outros benefícios.

Conheça mais sobre a assessoria de imprensa e veja 5 motivos para apostar nessa estratégia. 

O poder da assessoria de imprensa

A história da assessoria de imprensa começou ainda no século XIX. O então presidente norte-americano, Andrew Jackson (1829-1837), criou o  “The Glob”, para ser o canal oficial dos assuntos relacionados ao governo. 

Esse foi o princípio da assessoria de imprensa, que ganhou mais força em 1906 quando Ivy Lee, considerado o pai das Relações Públicas, deixou o jornalismo e fundou o primeiro escritório de relações públicas e assessoria de imprensa do mundo. 

O objetivo era claro e perdura até hoje: criar um relacionamento entre as empresas e instituições com a imprensa. Com isso, facilitar a divulgação de informações e, claro, melhorando a imagem dessas instituições frente à opinião pública. 

Atualmente, a assessoria de imprensa ainda cumpre esse papel. Busca trazer à tona informações de uma empresa para o público geral, dando mais visibilidade para a companhia enquanto informa algo para as pessoas. 

Além disso, a assessoria de imprensa também contribui para a imagem da empresa para o público, sendo essencial também em momentos de gerenciamento de crise.

Ou seja, como foi possível notar, a assessoria de imprensa tem um grande poder na construção da imagem de uma empresa a partir da divulgação pelos veículos de comunicação. Dessa forma, mesmo com a Internet e as redes sociais, apostar nesse formato ainda mostra grandes benefícios.

5 vantagens da assessoria de imprensa

A ideia de que as redes sociais conseguem abarcar toda a estratégia de comunicação de uma empresa é bastante comum.

Porém, a possibilidade de segmentação das redes sociais é poderosa para alguns objetivos. Por exemplo, pode atingir os clientes que se encaixam na persona do negócio. Por outro lado, pode atrapalhar em outras questões, como melhorar a visibilidade e o fortalecimento da marca). 

Por isso, são várias as vantagens de investir em assessoria de imprensa. 

1. Ganhar autoridade

Quanto mais uma empresa aparece na mídia para falar sobre o tema relacionado com seu serviço, mais autoridade ela ganha. Assim, tanto as pessoas quanto os outros veículos de comunicação passam a enxergar a empresa como uma referência. 

Afinal, estão sempre presentes para explicar sobre um assunto ou contar um fato interessante sobre aquele tema. Ou seja, a empresa passa a ser vista como a melhor entre aquelas que prestam esse tipo de trabalho. 

E para conquistar espaço em grandes veículos, é preciso contar com uma assessoria de imprensa bem estruturada. Isso significa ter um bom relacionamento com os jornalistas e consiga pensar em pautas que sejam interessantes para cada um deles. 

2. Ter mais visibilidade

A empresa, ao estar na mídia, também ganha muito mais visibilidade. Isso porque acaba sendo divulgada para pessoas que não conheceriam o serviço ou os produtos de outra maneira. O interessante é que essa estratégia esteja alinhada com outras, principalmente com as de redes sociais. 

Isso porque enquanto a assessoria de imprensa permite essa visibilidade mais geral, as redes sociais segmentam o público. Juntas, as chances de sucesso na atração de novos clientes são muito maiores.

3. Aumentar a confiança

Quando a empresa ganha esse destaque na mídia, consegue também passar uma credibilidade muito maior para o público, já que mostra que seu serviço ou produto é tão bom que mereceu uma matéria sobre ele.

Aos poucos, com uma boa estratégia de comunicação, é possível ganhar cada vez mais a confiança do público, o que atrai mais clientes, os fideliza e, claro, faz a empresa crescer. 

A confiança por parte do público não é algo simples de ser conquistado. Na verdade, é um dos pontos mais importantes, pois exige uma construção e não é algo que acontece de um dia para o outro.

4. Fortalecer sua marca

Essa confiança conquistada com a assessoria de imprensa é resultado de uma marca forte e bem posicionada. Assim, a marca passa a ser reconhecida pelo público, que também entende qual o papel da empresa. 

Por exemplo, quando se fala em itens de higiene para bebês, com certeza uma marca específica lhe veio à cabeça. Se falarmos de chinelos, outra empresa também surge na memória. 

Isso acontece porque essas marcas construíram estratégias para que as pessoas passassem a reconhecê-las (visibilidade) e a confiarem em seu trabalho (credibilidade), sendo a primeira a ser lembrada (autoridade) quando se trata de algum segmento específico. Tudo isso constrói uma marca forte.

E a assessoria de imprensa consegue trazer todas essas vantagens à tona, já que divulga ao público as principais informações sobre a história, os serviços ou cases de sucesso, construindo uma imagem mais positiva e forte para as pessoas. 

5. Gerenciar crises

Como nem tudo são flores, é preciso se preparar também para os momentos de crise de imagem. Ou seja, quando o nome da empresa está ou começa a ser relacionado com algo negativo, como uma polêmica. 

A assessoria de imprensa passa a ter papel fundamental nesse momento de gerenciamento de crise, já que ajuda a empresa a entender os danos causados e a como resolver essa imagem negativa. 

Além disso, a assessoria de imprensa também é responsável pelo media training. Ou seja, treina o porta-voz da companhia para dar entrevistas. Isso tanto para falar do dia a dia quanto em momentos de crise, que demanda uma atenção ainda maior com o que é falado.

Dessa forma, ter uma boa equipe de assessoria de imprensa torna-se essencial para minimizar danos e construir novamente uma marca forte e com credibilidade. 

Deu para notar que a assessoria de imprensa e comunicação pode contribuir com inúmeros pontos desse contato com o público, mas está focada principalmente na construção de uma marca forte e bem posicionada, para que as pessoas acreditem e confiem na empresa.

Para conquistar tudo isso, entretanto, é importante ter uma assessoria de imprensa séria, que entenda os objetivos e dificuldades do negócio e, a partir disso, trace uma estratégia de sucesso.

Aqui na MALI Content contamos com profissionais especializados em assessoria e comunicação, prontos para colocar sua empresa em posição de destaque. Conheça nossos serviços!