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Live commerce: dicas para sua live vender mais

Uma das grandes tendências nos últimos anos, em termos de vendas, é o live commerce. Esse “comércio ao vivo” possibilita a promoção de produtos e serviços. No entanto, é preciso saber fazer um live commerce passo a passo para que a estratégia seja eficiente.

Por mais que não seja uma tendência tão nova, o live commerce se consolidou como uma estratégia que faz bom uso de um mundo cada vez mais conectado. Por isso, é muito importante que sua empresa esteja sempre acompanhando o que há de novo no mercado e nas inovações tecnológicas.

Um grande case de sucesso dessa modalidade foi a live mediada pelas super conhecidas digital influencers, Kim Kardashian e Viya, em 2019. Elas conseguiram vender cerca de 15 mil frascos de perfumes em poucos minutos.

Em 2020, com o início da pandemia da Covid-19 e as pessoas mais em casa e conectadas, as lives começaram a acontecer mais e mais. Dessa forma, o live commerce foi se tornando uma estratégia essencial para o varejo.

Quer saber mais sobre live commerce e ainda dicas para sua live vender mais? Então siga conosco neste artigo e alavanque suas vendas com boas estratégias e ações que façam sentido para sua marca.

Live commerce no Brasil

Em solo nacional o comércio ao vivo chegou com tudo e muitas marcas souberam aproveitar bem a estratégia. Um dos grandes cases de sucesso aqui no Brasil foi o live commerce da Americanas.

Em 2020, a marca lançou o Americanas ao Vivo. A primeira transmissão foi realizada no dia 25 de junho daquele ano. Quem apresentou foi a influenciadora Camila Coutinho. Na live, ela selecionou produtos de beleza disponíveis na Americanas para, ao vivo, fazer o review desses produtos.

Seguindo o projeto, em novembro de 2020 eles inauguraram uma nova fase. Os parceiros da plataforma B2W Marketplace (grupo do qual a Americanas faz parte) também puderam apresentar as lives. O intuito era divulgar seus produtos e tirar dúvidas do público.

Segundo a Americanas, a marca identificou um crescimento de mais de 10 vezes na busca por produtos divulgados durante as lives. Somado a isso, uma conversão sete vezes maior. Algo que deu muito certo, não é mesmo?

Vantagens do live commerce

Você já viu que os benefícios do live commerce podem ser surpreendentes e, verdadeiramente, úteis na hora de alavancar vendas. No entanto, esse formato de live também pode trazer outras vantagens como:

  • Aumento de engajamento;
  • Aumento da taxa de conversão;
  • Possibilidade de captação de leads da audiência;
  • Interação em tempo real;
  • Oferecimento de uma experiência diferenciada ao consumidor;
  • Possibilidade de monetizar as apresentações (com ferramentas de doações online, por exemplo).

Além disso, uma das grandes vantagens do live commerce, também, é mostrar para o seu público o quão antenado está com as inovações do mercado. Isso confere credibilidade para o seu negócio, além, claro, da disseminação da sua marca.

Dicas para a sua live vender mais!

Para que uma estratégia de live commerce funcione, é preciso mais do que uma câmera, uma pessoa apresentando e internet. É preciso, realmente, que seja uma estratégia pensada e que faça sentido para a sua empresa. Por isso, segue abaixo uma lista de dicas para a sua live ser um sucesso e vender mais.

1 – Planejamento estratégico de marketing e vendas: antes de ligar a câmera, é importante ter um planejamento traçado, com o atual cenário da sua marca, com os recursos disponíveis e com os objetivos a serem alcançados.

2 – Tenha um bom roteiro: para que sua live commerce flua da melhor forma, é essencial que haja um roteiro com conteúdo assertivo. Saber o que falar e em qual momento ajuda a não deixar a live se perder enquanto acontece.

3 – Escolha de quem vai apresentar: esse é um passo importante, para essa tarefa é bom um apresentador ou se possível um digital influencer que tenha a ver com seu nicho de mercado.

4 – Atenção ao cenário: o ideal seria um cenário personalizado dedicado, com ferramentas profissionais e isolamento acústico. Um estúdio seria uma ótima pedida.

Além disso, outros pontos para ter atenção na hora de pensar na sua live commerce são:

  • Equipamentos profissionais de iluminação e sonorização;
  • Câmeras profissionais para que a imagem captada seja de alta resolução;
  • Equipe de TI para a segurança das informações transmitidas;
  • Caso seja possível, uma equipe especializada em streaming, para que haja a direção de cenas.

Conte com ajuda profissional na hora de pensar na sua live commerce!

Viu como o “comércio ao vivo” pode ser útil e fazer a diferença nas vendas da sua marca e no reconhecimento da mesma? Que tal contar com a Mali Content para te ajudar a trabalhar melhor essa estratégia?

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