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Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Não apenas na área de marketing, mas em qualquer setor de atuação, a captação de dados é essencial para ter insights e desenvolver novas estratégias e planejamento. No entanto, isso só é possível quando a equipe consegue usar a inteligência estratégica e transformar dados em informação.

Para que isso aconteça, é importante que seus colaboradores saibam interpretar os dados para entendê-los. Caso isso não seja possível, tenha parceria com empresas que possam fazer essa análise e interpretação.

Saber transformar dados em informação é uma das coisas mais importantes para o crescimento da sua organização. Ainda mais agora com tanta tecnologia, onde o data marketing está em alta. Alguns pontos de coleta de dados, por exemplo, são:

  • Redes sociais;
  • Sites;
  • Aplicativos.

Quer saber mais sobre como transformar dados em informação e como isso pode ajudar nos seus negócios? Então siga neste artigo.

Por que é importante usar dados para ampliar suas vendas?

Com tantas ferramentas disponíveis e canais digitais nos quais seus clientes estão atuando, fica difícil olhar todos os dados e processá-los da melhor forma. No entanto, ao não fazer nada com tanta informação bruta, sua empresa pode sair perdendo.

Afinal de contas, são os dados que mostram coisas importantes, como por exemplo:

Com esses números sua empresa consegue ver quais estratégias estão funcionando, onde é preciso investir mais, onde é preciso focar e assim por diante. Mas, sem uma análise desses dados, não é possível chegar em lugar nenhum.

Segundo um estudo da ASG Technologies, 45% dos entrevistados relataram que a sua empresa não aproveita o potencial dos dados. Somado a isso, 38% dos entrevistados disseram que metade, a maioria ou todos os dados da sua organização são “dark data”, ou seja, não são usados para insights e tomada de decisões.

Empresas que não estão transformando dados em informação estão perdendo a chance de crescer, por isso não faça parte desse time. Os benefícios de saber trabalhar dados brutos são:

  • Melhora na eficiência operacional;
  • Otimização e gestão de diversos processos;
  • Identificação de tendências do mercado;
  • Redefinição de estratégias e planejamentos;
  • Otimização de investimentos;
  • Conhecimento do que a concorrência está fazendo;
  • Entendimento do comportamento do consumidor;
  • Possibilidade da personalização da experiência do cliente.

Diferença entre dados e informação

Para transformar dados em informação, primeiramente, é preciso entender o que é cada um. Já que muitos acreditam que ao ter o dado, automaticamente já temos a informação. Só que não é bem assim.

  • Dado: é o que chamamos de informação bruta, ele tem potencial, mas ainda não possui valor de uso;
  • Informação: podemos classificar como o resultado do processamento e análise dos dados, que ganham valor e sentido dentro de um contexto de acordo com algum objetivo.

Por isso, também, um dado bruto pode servir para mais de uma área com um valor de informação diferente. Ou até mesmo, um dado ao ser analisado e se tornar informação útil, pode ser muito bem aproveitado pelo marketing, mas não ter importância nenhuma para logística.

Sendo assim, transformar dados em informação, saber fazer o filtro, o processamento e a análise pode até se tornar um diferencial competitivo da sua empresa. Como já dissemos anteriormente, obter dados é muito mais fácil hoje em dia, o trunfo está em saber trabalhar com eles.

Como obter esses dados brutos?

Coletar os dados é uma tarefa que, hoje em dia, está mais automatizada. A maior dificuldade está mesmo em transformar dados em informação. Por isso, as formas de conseguir dados são um pouco mais fáceis, como por exemplo:

  • Ferramentas de analytics: coletam dados que mostram as atividades do usuário dentro dos seus canais digitais;
  • Ferramentas de gestão: são aquelas que geram dados sobre o perfil e comportamento dos seus clientes, como aquelas de CRM, ERP, etc;
  • Pesquisas de mercado: esse recurso está mais voltado para a realidade externa à empresa. Podem ser feitas por entrevistas, questionários e até mesmo grupos focais;
  • Dados de terceiros: aqui entram trabalhos acadêmicos, estudos de outras empresas, jornais, revistas, relatórios de governos, artigos científicos e institutos de pesquisa.

Como ter insights usando dados e gerando informações estratégicas?

Agora que você entendeu a importância, as diferenças entre dados e informação, como coletar os dados brutos, chegou a hora de, efetivamente, saber como transformar dados em informação.

  • Determine KPIS adequadas para sua empresa: tenha indicadores-chave para determinar quais os dados realmente são importantes para definir metas e mensurar o desempenho da sua empresa no assunto em questão;
  • Priorize a tomada de decisões: quando você prioriza isso, fica impossível não ter que sentar, processar e analisar os dados. Não há tomada de decisões sem a transformação de dados em informação;
  • Aplique uma cultura data driven: essa cultura é aquela na qual uma empresa organiza seus processos e métricas com base em dados e informações reais. Dessa forma, as tomadas de decisões não são baseadas em instinto, achismos e exemplos passados.

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