O que faz uma agência de marketing de conteúdo?

agência de marketing de conteúdo

Você com certeza já viu um texto, anúncio, post ou outro conteúdo falando sobre agência de marketing de conteúdo. Afinal, as empresas de conteúdo estão cada vez mais fortes no mercado, oferecendo trabalho especializado.

Mas o que realmente a agência de conteúdo faz? Quais atividades são vantajosas para a minha empresa? Como isso pode ser aplicado?

Continue lendo este artigo e entenda mais sobre os trabalhos focados nas estratégias de conteúdo para a sua empresa!

O que é marketing de conteúdo?

Antes de entender as ações de uma agência de conteúdo, vamos lembrar o que é marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é um conjunto de ações que a empresa realiza. O foco é no desenvolvimento de conteúdos que atendam aos objetivos da empresa, podendo fazer parte de outras estratégias de marketing digital.

Esses conteúdos podem ser físicos ou digitais. Mas, a presença digital é cada vez mais forte, fazendo com que o marketing foque em conteúdos de formatos variados para o meio virtual, como:

  • Posts para redes sociais, e-mail marketing, landing pages, este próprio artigo, entre outros;
  • Áudios em plataformas de streaming, como Spotify, Deezer, Apple Music etc.;
  • Imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo digital.

Todos esses formatos são pensados com base na estratégia de marketing. Assim, se o objetivo da empresa é atrair possíveis leads, o conteúdo será pensado com essa função, realizando estratégias de marketing de conteúdo contínuas.

Quais as atividades de uma agência de marketing de conteúdo?

As ações de uma agência de marketing de conteúdo variam de acordo com os serviços oferecidos. Afinal, a empresa pode trabalhar desde o início das estratégias, desenhando as ações e executando com a implementação em si, a partir da estratégia desenhada pelo cliente.

Além disso, a abrangência de conteúdo também varia. Afinal, existem empresas que focam apenas em conteúdo para redes sociais. Outras que fazem apenas sites e blogs. E outras, mais completas, que oferecem atendimento para redes, sites, blogs, e-mail, plataformas de vídeo etc.

Como exemplo de ações gerais, algumas atividades focadas na estratégia do cliente podem ser entendidas em:

Analisar estrategicamente as ações possíveis

Uma agência de conteúdo pode analisar as iniciativas da sua empresa, entender os objetivos e definir ações com base na meta. Assim, você consegue entender como o marketing de conteúdo pode colaborar com a instituição. Sempre contando com um passo a passo desenvolvido por profissionais.

Definir perfil do público-alvo

Como as ações de conteúdo têm base em um público-alvo específico, a agência pode se debruçar no estudo dos clientes e traçar a persona, ou seja, o perfil do cliente ideal. Assim, as ações de conteúdo tendem a ser assertivas para o público da marca, além de poder compartilhar esse perfil com outras áreas do negócio para unir estratégias.

Planejar o conteúdo para cada persona

Dependendo da persona, o público estará muito mais presente em algumas plataformas, que podem variar. A agência de conteúdo pode traçar esses lugares e preparar ações com base neles, atingindo uma maior quantidade de potenciais clientes.

Produzir os conteúdos

A produção dos conteúdos em si também é realizada pela agência de conteúdo, que segue com o desenvolvimento de pautas, briefing e os posts ou textos. Assim, além da estratégia de conteúdo, os textos são entregues com qualidade, seguindo as definições iniciais e as técnicas de SEO, garantindo um processo coerente e efetivo.

Medir resultados

Por fim, uma outra ação é a mensuração de resultados. A agência acompanha a performance de cada conteúdo e analisa se estão dando resultado. Assim, é possível comprovar se a estratégia está assertiva ou não, como está a performance do conteúdo e se precisa de adaptação.

Vale lembrar que esses são apenas exemplos de como uma agência de marketing de conteúdo pode ajudar, os trabalhos são amplos e podem variar de acordo com a sua necessidade.

Como uma agência de marketing de conteúdo pode ajudar minha empresa?

Agora que você já conhece algumas ações da agência de conteúdo, entenda três diferenciais para a sua empresa:

Especialização

Estratégia de conteúdo não é só fazer post ou escrever no site. Isso é uma questão que muitas empresas se apegam e acabam se frustrando com os resultados quando tentam trabalhar sem especialistas.

Assim, um grande diferencial é ter uma agência que foque nos objetivos da instituição e desenhe estratégias pensando nisso, usando o conteúdo como ferramenta.

Produtividade

A agência de conteúdo vai pegar para si todas as ações relacionadas com a produção textual, análise de plataformas etc. Isso quer dizer que a sua empresa não precisará demandar muito tempo e mão de obra para as ações, apenas quando o trabalho exigir ações conjuntas.

Estratégia pela agência de marketing de conteúdo

Por fim, as estratégias de produção são definidas de acordo com as ações necessárias para a empresa, sem tiros no escuro. Essas estratégias podem ser aproveitadas em outras áreas da empresa, principalmente quando os setores são relacionados, como a área de marketing, de comunicação, vendas etc.

Esses são exemplos de vantagens que uma agência de marketing de conteúdo. Quer conhecer mais de perto esses e outros serviços? Entre em contato conosco e converse com a equipe da Mali!

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