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Como aparecer no Google?

Como aparecer no Google é a pergunta que muitas empresas fazem. Afinal, o site de busca é um dos mais populares do mundo, e estar nas primeiras páginas do Google é sinônimo de facilidade na hora do seu cliente encontrar os serviços da empresa.

Mas existem técnicas para aparecer no Google? Como fazer meu site ser fácil de encontrar? Como começar? Confira mais sobre o assunto agora mesmo!

Quais os critérios para aparecer no Google?

Geralmente, buscamos palavras-chaves ou escrevemos perguntas no Google. Afinal, é como se pedíssemos ajuda, uma recomendação mesmo. Assim, imagine que você está conversando com alguém e pede indicação de uma confeitaria. É muito provável que a pessoa vá te passar lugares que ela conhece o trabalho, já tenha experimentado os serviços ou que apenas chame a atenção pelos conteúdos produzidos.

O site de busca considera esses e outros critérios, apresentando páginas que produzem materiais relevantes, úteis para o público e em um formato amigável e adaptado para diversos aparelhos. Assim, algumas dicas para subir o site nas páginas do Google são:

  • Oferecer conteúdo de qualidade de maneira frequente;
  • Adaptar a tela para mobile, tablet e outros formatos;
  • Usar imagens com boa formatação;
  • Aproveitar mecanismos de avaliação para garantir a qualidade do site.

Além disso, há pontos básicos que podem estar impedindo a sua página de aparecer no Google. Como exemplo, há:

  • Site sem conexão com outros links da web;
  • Site e conteúdo novos que ainda não foram rastreados pelo Google;
  • Design e formato sem boa acessibilidade nos diversos eletrônicos;
  • Erros que podem prejudicar a pesquisa do algoritmo.

Esses e outros exemplos são fundamentais quando falamos de possíveis erros que impedem o destaque da página, pontos que podem ser adequados conforme o site for melhorando.

Quais as melhores práticas para aparecer no Google?

Agora que você já entende melhor o funcionamento do site de busca, veja alguns exemplos de atividades que podem te ajudar a dar aquela repaginada e fazer com que a sua empresa apareça em destaque no Google:

1. Foque no SEO para aparece no Google

O SEO (Search Engine Optimization) é uma série de características e informações que os sites de busca priorizam, ajudando a aparecer no Google. Afinal, é como se fosse um conjunto de regras. Você pode seguir esses pontos com intuito de adequar a página para que o Google encontre o conteúdo com maior facilidade, sempre priorizando a qualidade final.

Alguns exemplos de estratégias de SEO são:

  • Palavras-chaves relevantes e adequadas;
  • Links amigáveis;
  • Links internos e externos nos conteúdos;
  • Conteúdo com formatação adequada;
  • Imagens e meta descriptions além de outras práticas.

Alguns exemplos serão aprofundados no decorrer do texto, continue acompanhando!

2. Defina boas palavras-chaves

No item anterior, falamos sobre como as palavras-chaves estão inseridas nas boas práticas de SEO. Assim, pesquise palavras-chaves que melhor definem o seu negócio, produtos, serviços etc.

Essas palavras podem ser usadas de algumas maneiras, um exemplo é focar em uma ou duas palavras-chaves para montar a estrutura da página. Outro exemplo é produzir conteúdos relacionados às buscas dos seus potenciais clientes. Afinal, isso garante que eles acessem a sua página para encontrar aquela informação.

Imagine, por exemplo, que a sua loja vende maquiagem. As pessoas que consomem esses produtos muito provavelmente procuram sobre dicas de make, indicações de produtos e curiosidades relacionadas com esse meio. Assim, uma possibilidade é trabalhar com artigos e posts com palavras-chaves relacionadas à essas buscas, tornando o seu site uma referência no assunto e, ao mesmo tempo, atraindo público relevante.

3. Invista em conteúdos de qualidade

A importância dos conteúdos já começou a ser explicada no ponto anterior. Afinal, as palavras-chaves estão diretamente relacionadas com os conteúdos.

Assim, mais uma dica para aparecer no Google é oferecer textos de qualidade, materiais ricos, como infográficos e e-books ou mesmo posts com assuntos interessantes para o seu público. Sites que possuem bons materiais mantêm os visitantes por mais tempo e o buscador considera isso no momento de avaliar a reputação de um domínio.

4. Insira links internos e externos

Os links internos ajudam a criar relevância no Google, entendendo que o site é consistente e ajudando o leitor a acessar ainda mais conteúdos interessantes. Além disso, os links externos criam referência à outras páginas relevantes, comprovando informações e gerando maior destaque para o conteúdo.

5. Conecte o site às redes sociais

Os compartilhamentos dos conteúdos do site nas redes sociais, também é um dos fatores de rankeamento do Google. Assim, disponibiliza botões de fácil uso para que aquele conteúdo seja compartilhado no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Além disso, construa boas páginas das redes sociais para aproveitar e gerar tráfego para a empresa e o site, passando credibilidade e autoridade para o site.

6. Use o alt na imagem para ajudar a aparecer no Google

O alt da imagem é usado para descrever a figura do site, blog etc. É aquele textinho que aparece quando a imagem não é carregada, e ajuda no SEO da página. Assim, uma dica é inserir o alt da imagem de acordo com a figura que está aparente, gerando mais conexão entre os elementos do artigo.

7. Atenção aos títulos e cabeçalhos

Organize os títulos e subtítulos dos artigos que você colocar no seu site. Assim, essa separação mostrará a relevância do artigo e uma organização adequada de acordo com o tema, melhorando a estrutura textual.

Além disso, você pode colocar nos títulos e subtítulos a palavra-chave escolhida para aquele artigo, aumentando o SEO da página.

Essas e outras dicas são ótimas na hora de montar um site de relevância e criar mais oportunidades de aparecer no Google. Aproveitando o assunto, você pode clicar neste link e conhecer mais sobre a importância do conteúdo digital que pode ser trabalhado no seu site, atraindo qualidade para a página.

Além disso, as indicações podem parecer complexas e é bom lembrar que existem outras práticas recomendadas. Porém, com o apoio de uma agência de conteúdos voltada ao marketing digital, o processo ganha estratégia e objetivos, tingindo resultados de forma assertiva.

Quer saber mais sobre a atuação da agência de conteúdo? Aproveite para entrar em contato com a Mali e conversar com a nossa equipe!