Entenda como funciona o e-mail marketing e veja como ele pode ajudar o seu negócio

email marketing

Provavelmente você já recebeu uma mensagem na sua caixa de entrada com informações sobre um novo serviço ou com o anúncio de alguma promoção de uma marca. Isso nada mais é do que um e-mail marketing.

Mas acredite, o e-mail marketing vai muito além do envio de promoções. 

Entenda mais sobre ele e confira todas as vantagens desse excelente recurso de marketing digital. 

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma automatizada de disparo de e-mails direcionado por uma lista de contatos. A intenção é criar leads (possíveis clientes) ou fidelizá-los enquanto clientes.

Com o desenvolvimento da tecnologia e de novas ferramentas de marketing digital, há quem acredite que essa ferramenta não é mais eficaz.

Contudo, mesmo nos dias atuais, o e-mail marketing gera retornos positivos para marcas que o utilizam de forma correta.  

De acordo com pesquisas divulgadas pela Campaign Monitor, empresa especializada em e-mail marketing, o uso de e-mail ainda é muito frequente entre os usuários de internet.

Segundo a empresa, há 4.1 bilhões de usuários de e-mail no mundo. E somente em 2019, foram investidos 350 bilhões de dólares em estratégias de e-mail marketing.

As informações da empresa ainda apontam que 59% dos retornos de investimento decorrem de ações de e-mail marketing.

Pesquisas da Campaign Monitor ainda indicam dados importantes sobre mídias sociais:

  • 72% dos usuários preferem receber publicidade pelo e-mail;
  • Assinantes de e-mail costumam encaminhar conteúdos através de mídias sociais três vezes mais do que os visitantes de outras fontes;
  • O e-mail é 40 vezes mais eficaz do que o Facebook e o Twitter para atrair novos clientes;
  • Campanhas por e-mail são seis vezes mais prováveis de serem clicadas do que um tweet.

Desta forma, nota-se que o e-mail marketing ainda é um recurso fundamental para as estratégias digitais, mesmo quando comparados a outras mídias sociais, como Facebook e Instagram, e técnicas de SEO, por exemplo.

Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente para a empresa não parecer invasiva ou repetitiva na abordagem.

Portanto, o e-mail marketing precisa ser personalizado e adequado à mensagem que deseja passar para o destinatário.

Além disso, é importante trazer um conteúdo que beneficie e estreite a relação com o cliente e o aborde no momento oportuno da jornada do usuário.

Tipos de e-mail marketing

O desenvolvimento de uma estratégia de e-mail marketing não depende de grandes recursos financeiros.

É necessário apenas um domínio, uma ferramenta de envio e  um profissional para executar as ações.

Apesar da simplicidade de criação, existem diversas maneiras de empregar esse recurso e vários tipos de e-mail marketing. Confira a seguir.

Newsletter

É utilizado para manter contato constante com o cliente ou fornecedor a partir de novos e relevantes conteúdos no e-mail.

Essa alternativa deve ser controlada pelos indicadores de taxa de abertura e de cliques, por exemplo. 

E-mail promocional

Costuma-se usar para promover, priorizar ou divulgar algum produto. Essa estratégia deve ser segmentada de acordo com o perfil e o estágio de compra do lead.

O e-mail marketing promocional tem como objetivo principal a conversão.

E-mail em data especial

São e-mails enviados em épocas específicas, como no Natal e aniversário do cliente, por exemplo.

Costuma-se trazer muitos recursos gráficos para prender a atenção e para fazer leads e clientes se sentirem lembrados e mais próximos da marca.

Neste caso, a intenção é fortalecer a marca e estreitar a relação com o cliente.

E-mail de boas-vindas

São encaminhados quando a pessoa disponibiliza seus dados para a empresa, tornando-se um lead.

O e-mail marketing de boas-vindas indica que a etapa anterior foi concluída e fornece estímulos para conduzir o usuário e avançar em sua jornada de compra.

E-mail para clientes inativos

Mensagem enviada para buscar compreender o que tornou o cliente inativo.

Com isso, a empresa poderá atuar particularmente sobre esse motivo para obter melhores resultados futuramente.

E-mail para e-commerce

Alternativa muito utilizada por empresas online. Por isso, é importante entregar conteúdos que sejam de interesse certeiro do público-alvo.

Caso contrário, se o conteúdo parecer desnecessário para o cliente, o efeito da mensagem pode gerar um impacto negativo para a marca, favorecendo assim a concorrência.   

Como criar um e-mail marketing de sucesso

Primeiramente, é preciso planejar a campanha de e-mail marketing.

Nesse planejamento devem constar objetivos, persona, tipos de conteúdos e indicadores métricos.

  • Objetivos: em relação a isso, é preciso pensar se a intenção é aumentar as vendas, criar uma estratégia de nutrição de leads ou qualificar o pós-venda da sua empresa, por exemplo.
  • Personas: a criação de personas para desencadear a ação depende de identificar dúvidas, necessidades, dores e interesses em cada etapa da jornada do cliente fictício para criar um conteúdo de e-mail consistente.  
  • Conteúdo: aqui será preciso decidir qual tipo de e-mail marketing será trabalhado e qual conteúdo estará na mensagem.
  • Indicadores métricos: por fim, faz parte da estratégia monitorar e corrigir qualquer ação mal sucedida. Portanto, a eficiência da campanha deve ser medida a partir de informações como taxa de abertura, taxa de cliques, de descadastros, de conversão, taxa de e-mails que voltaram e ROI (Retorno sobre o Investimento).

Feito isso, deve-se compreender qual o papel da campanha na estratégia de marketing do seu negócio.

Vale salientar que nem todos os clientes são iguais e não estão todos na mesma etapa da jornada de compra. Por isso, é preciso deixar os e-mails mais relevantes para cada persona.

Sendo assim, a segmentação pode ser feita de diferentes formas.  Pode ser a partir de características demográficas, interesses pessoais, histórico de interação com a empresa e também da etapa do funil de vendas.

Agora que já sabe os passos para executar sua campanha de e-mails marketing, vamos para a próxima etapa. 

Esta fase seguinte nada mais é do que saber o que pode prejudicar sua ação.

Atenção: o que não fazer no e-mail marketing!

O e-mail marketing já foi utilizado inúmeras vezes e por diversas marcas de forma incorreta. Por isso, para algumas pessoas, ele tem a fama de ser inconveniente.

Contudo, há algumas regras de etiqueta para a construção e envio de e-mail marketing para que o objetivo seja alcançado, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente.

Veja o que deve ser evitado:

  • Comprar listas de e-mails: listas compradas geram muitos e-mails inexistentes e contatos não autorizados. Ou seja, a mensagem pode nem chegar ou ir direto para o spam.
  • Exceder no número de disparos: a maioria dos descadastros decorre em razão do excesso de e-mails.
  • Não entregar o que propõe: colocar uma frase chamativa no assunto e um conteúdo no corpo do e-mail que não cumpra o que promete é extremamente frustrante para o leitor.

Em conclusão, como você pode ver, o e-mail marketing tem excelente custo-benefício e continua sendo um dos recursos mais utilizados por empresas.

Mas para que ele seja realmente efetivo, é preciso que todas as fases, desde o planejamento até a análise dos indicadores estejam adequadas. Para conseguir isso, a melhor maneira é buscando serviços de uma agência especializada, como a MALI Content.

Somos uma agência de conteúdo que pode ajudar na estratégia marketing digital do seu negócio, inclusive na criação e disparo de e-mails marketing! Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

Conheça as 4 tendências de marketing digital para 2022

Conheça as 4 tendências de marketing digital para 2022

A gente piscou e um novo ano chega em nossas portas, e com ele muitas inovações em diversos setores do…
Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Não apenas na área de marketing, mas em qualquer setor de atuação, a captação de dados é essencial para ter…
Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Festas de fim de ano são sinônimos de lucro para comerciantes de diversos setores. O espírito natalino toma conta e…
Gestão de blogs: conheça algumas ferramentas úteis para sua empresa

Gestão de blogs: conheça algumas ferramentas úteis para sua empresa

Uma das partes mais importante do site da sua empresa é o blog. Isso porque ele é um canal onde…
Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Ter a persona definida da sua marca é um dos passos fundamentais e de base de uma boa estratégia de…
Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Na hora de produzir conteúdo para o site e as redes sociais da sua organização, a maioria dos diretores e…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!