Provavelmente você já recebeu uma mensagem na sua caixa de entrada com informações sobre um novo serviço ou com o anúncio de alguma promoção de uma marca. Isso nada mais é do que um e-mail marketing.
Mas acredite, o e-mail marketing vai muito além do envio de promoções.
Entenda mais sobre ele e confira todas as vantagens desse excelente recurso de marketing digital.
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma forma automatizada de disparo de e-mails direcionado por uma lista de contatos. A intenção é criar leads (possíveis clientes) ou fidelizá-los enquanto clientes.
Com o desenvolvimento da tecnologia e de novas ferramentas de marketing digital, há quem acredite que essa ferramenta não é mais eficaz.
Contudo, mesmo nos dias atuais, o e-mail marketing gera retornos positivos para marcas que o utilizam de forma correta.
De acordo com pesquisas divulgadas pela Campaign Monitor, empresa especializada em e-mail marketing, o uso de e-mail ainda é muito frequente entre os usuários de internet.
Segundo a empresa, há 4.1 bilhões de usuários de e-mail no mundo. E somente em 2019, foram investidos 350 bilhões de dólares em estratégias de e-mail marketing.
As informações da empresa ainda apontam que 59% dos retornos de investimento decorrem de ações de e-mail marketing.
Pesquisas da Campaign Monitor ainda indicam dados importantes sobre mídias sociais:
- 72% dos usuários preferem receber publicidade pelo e-mail;
- Assinantes de e-mail costumam encaminhar conteúdos através de mídias sociais três vezes mais do que os visitantes de outras fontes;
- O e-mail é 40 vezes mais eficaz do que o Facebook e o Twitter para atrair novos clientes;
- Campanhas por e-mail são seis vezes mais prováveis de serem clicadas do que um tweet.
Desta forma, nota-se que o e-mail marketing ainda é um recurso fundamental para as estratégias digitais, mesmo quando comparados a outras mídias sociais, como Facebook e Instagram, e técnicas de SEO, por exemplo.
Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente para a empresa não parecer invasiva ou repetitiva na abordagem.
Portanto, o e-mail marketing precisa ser personalizado e adequado à mensagem que deseja passar para o destinatário.
Além disso, é importante trazer um conteúdo que beneficie e estreite a relação com o cliente e o aborde no momento oportuno da jornada do usuário.
Tipos de e-mail marketing
O desenvolvimento de uma estratégia de e-mail marketing não depende de grandes recursos financeiros.
É necessário apenas um domínio, uma ferramenta de envio e um profissional para executar as ações.
Apesar da simplicidade de criação, existem diversas maneiras de empregar esse recurso e vários tipos de e-mail marketing. Confira a seguir.
Newsletter
É utilizado para manter contato constante com o cliente ou fornecedor a partir de novos e relevantes conteúdos no e-mail.
Essa alternativa deve ser controlada pelos indicadores de taxa de abertura e de cliques, por exemplo.
E-mail promocional
Costuma-se usar para promover, priorizar ou divulgar algum produto. Essa estratégia deve ser segmentada de acordo com o perfil e o estágio de compra do lead.
O e-mail marketing promocional tem como objetivo principal a conversão.
E-mail em data especial
São e-mails enviados em épocas específicas, como no Natal e aniversário do cliente, por exemplo.
Costuma-se trazer muitos recursos gráficos para prender a atenção e para fazer leads e clientes se sentirem lembrados e mais próximos da marca.
Neste caso, a intenção é fortalecer a marca e estreitar a relação com o cliente.
E-mail de boas-vindas
São encaminhados quando a pessoa disponibiliza seus dados para a empresa, tornando-se um lead.
O e-mail marketing de boas-vindas indica que a etapa anterior foi concluída e fornece estímulos para conduzir o usuário e avançar em sua jornada de compra.
E-mail para clientes inativos
Mensagem enviada para buscar compreender o que tornou o cliente inativo.
Com isso, a empresa poderá atuar particularmente sobre esse motivo para obter melhores resultados futuramente.
E-mail para e-commerce
Alternativa muito utilizada por empresas online. Por isso, é importante entregar conteúdos que sejam de interesse certeiro do público-alvo.
Caso contrário, se o conteúdo parecer desnecessário para o cliente, o efeito da mensagem pode gerar um impacto negativo para a marca, favorecendo assim a concorrência.
Como criar um e-mail marketing de sucesso
Primeiramente, é preciso planejar a campanha de e-mail marketing.
Nesse planejamento devem constar objetivos, persona, tipos de conteúdos e indicadores métricos.
- Objetivos: em relação a isso, é preciso pensar se a intenção é aumentar as vendas, criar uma estratégia de nutrição de leads ou qualificar o pós-venda da sua empresa, por exemplo.
- Personas: a criação de personas para desencadear a ação depende de identificar dúvidas, necessidades, dores e interesses em cada etapa da jornada do cliente fictício para criar um conteúdo de e-mail consistente.
- Conteúdo: aqui será preciso decidir qual tipo de e-mail marketing será trabalhado e qual conteúdo estará na mensagem.
- Indicadores métricos: por fim, faz parte da estratégia monitorar e corrigir qualquer ação mal sucedida. Portanto, a eficiência da campanha deve ser medida a partir de informações como taxa de abertura, taxa de cliques, de descadastros, de conversão, taxa de e-mails que voltaram e ROI (Retorno sobre o Investimento).
Feito isso, deve-se compreender qual o papel da campanha na estratégia de marketing do seu negócio.
Vale salientar que nem todos os clientes são iguais e não estão todos na mesma etapa da jornada de compra. Por isso, é preciso deixar os e-mails mais relevantes para cada persona.
Sendo assim, a segmentação pode ser feita de diferentes formas. Pode ser a partir de características demográficas, interesses pessoais, histórico de interação com a empresa e também da etapa do funil de vendas.
Agora que já sabe os passos para executar sua campanha de e-mails marketing, vamos para a próxima etapa.
Esta fase seguinte nada mais é do que saber o que pode prejudicar sua ação.
Atenção: o que não fazer no e-mail marketing!
O e-mail marketing já foi utilizado inúmeras vezes e por diversas marcas de forma incorreta. Por isso, para algumas pessoas, ele tem a fama de ser inconveniente.
Contudo, há algumas regras de etiqueta para a construção e envio de e-mail marketing para que o objetivo seja alcançado, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente.
Veja o que deve ser evitado:
- Comprar listas de e-mails: listas compradas geram muitos e-mails inexistentes e contatos não autorizados. Ou seja, a mensagem pode nem chegar ou ir direto para o spam.
- Exceder no número de disparos: a maioria dos descadastros decorre em razão do excesso de e-mails.
- Não entregar o que propõe: colocar uma frase chamativa no assunto e um conteúdo no corpo do e-mail que não cumpra o que promete é extremamente frustrante para o leitor.
Em conclusão, como você pode ver, o e-mail marketing tem excelente custo-benefício e continua sendo um dos recursos mais utilizados por empresas.
Mas para que ele seja realmente efetivo, é preciso que todas as fases, desde o planejamento até a análise dos indicadores estejam adequadas. Para conseguir isso, a melhor maneira é buscando serviços de uma agência especializada, como a MALI Content.
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