You are currently viewing Entenda como funciona o e-mail marketing e veja como ele pode ajudar o seu negócio
email marketing

Entenda como funciona o e-mail marketing e veja como ele pode ajudar o seu negócio

Provavelmente você já recebeu uma mensagem na sua caixa de entrada com informações sobre um novo serviço ou com o anúncio de alguma promoção de uma marca. Isso nada mais é do que um e-mail marketing.

Mas acredite, o e-mail marketing vai muito além do envio de promoções. 

Entenda mais sobre ele e confira todas as vantagens desse excelente recurso de marketing digital. 

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma forma automatizada de disparo de e-mails direcionado por uma lista de contatos. A intenção é criar leads (possíveis clientes) ou fidelizá-los enquanto clientes.

Com o desenvolvimento da tecnologia e de novas ferramentas de marketing digital, há quem acredite que essa ferramenta não é mais eficaz.

Contudo, mesmo nos dias atuais, o e-mail marketing gera retornos positivos para marcas que o utilizam de forma correta.  

De acordo com pesquisas divulgadas pela Campaign Monitor, empresa especializada em e-mail marketing, o uso de e-mail ainda é muito frequente entre os usuários de internet.

Segundo a empresa, há 4.1 bilhões de usuários de e-mail no mundo. E somente em 2019, foram investidos 350 bilhões de dólares em estratégias de e-mail marketing.

As informações da empresa ainda apontam que 59% dos retornos de investimento decorrem de ações de e-mail marketing.

Pesquisas da Campaign Monitor ainda indicam dados importantes sobre mídias sociais:

  • 72% dos usuários preferem receber publicidade pelo e-mail;
  • Assinantes de e-mail costumam encaminhar conteúdos através de mídias sociais três vezes mais do que os visitantes de outras fontes;
  • O e-mail é 40 vezes mais eficaz do que o Facebook e o Twitter para atrair novos clientes;
  • Campanhas por e-mail são seis vezes mais prováveis de serem clicadas do que um tweet.

Desta forma, nota-se que o e-mail marketing ainda é um recurso fundamental para as estratégias digitais, mesmo quando comparados a outras mídias sociais, como Facebook e Instagram, e técnicas de SEO, por exemplo.

Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente para a empresa não parecer invasiva ou repetitiva na abordagem.

Portanto, o e-mail marketing precisa ser personalizado e adequado à mensagem que deseja passar para o destinatário.

Além disso, é importante trazer um conteúdo que beneficie e estreite a relação com o cliente e o aborde no momento oportuno da jornada do usuário.

Tipos de e-mail marketing

O desenvolvimento de uma estratégia de e-mail marketing não depende de grandes recursos financeiros.

É necessário apenas um domínio, uma ferramenta de envio e  um profissional para executar as ações.

Apesar da simplicidade de criação, existem diversas maneiras de empregar esse recurso e vários tipos de e-mail marketing. Confira a seguir.

Newsletter

É utilizado para manter contato constante com o cliente ou fornecedor a partir de novos e relevantes conteúdos no e-mail.

Essa alternativa deve ser controlada pelos indicadores de taxa de abertura e de cliques, por exemplo. 

E-mail promocional

Costuma-se usar para promover, priorizar ou divulgar algum produto. Essa estratégia deve ser segmentada de acordo com o perfil e o estágio de compra do lead.

O e-mail marketing promocional tem como objetivo principal a conversão.

E-mail em data especial

São e-mails enviados em épocas específicas, como no Natal e aniversário do cliente, por exemplo.

Costuma-se trazer muitos recursos gráficos para prender a atenção e para fazer leads e clientes se sentirem lembrados e mais próximos da marca.

Neste caso, a intenção é fortalecer a marca e estreitar a relação com o cliente.

E-mail de boas-vindas

São encaminhados quando a pessoa disponibiliza seus dados para a empresa, tornando-se um lead.

O e-mail marketing de boas-vindas indica que a etapa anterior foi concluída e fornece estímulos para conduzir o usuário e avançar em sua jornada de compra.

E-mail para clientes inativos

Mensagem enviada para buscar compreender o que tornou o cliente inativo.

Com isso, a empresa poderá atuar particularmente sobre esse motivo para obter melhores resultados futuramente.

E-mail para e-commerce

Alternativa muito utilizada por empresas online. Por isso, é importante entregar conteúdos que sejam de interesse certeiro do público-alvo.

Caso contrário, se o conteúdo parecer desnecessário para o cliente, o efeito da mensagem pode gerar um impacto negativo para a marca, favorecendo assim a concorrência.   

Como criar um e-mail marketing de sucesso

Primeiramente, é preciso planejar a campanha de e-mail marketing.

Nesse planejamento devem constar objetivos, persona, tipos de conteúdos e indicadores métricos.

  • Objetivos: em relação a isso, é preciso pensar se a intenção é aumentar as vendas, criar uma estratégia de nutrição de leads ou qualificar o pós-venda da sua empresa, por exemplo.
  • Personas: a criação de personas para desencadear a ação depende de identificar dúvidas, necessidades, dores e interesses em cada etapa da jornada do cliente fictício para criar um conteúdo de e-mail consistente.  
  • Conteúdo: aqui será preciso decidir qual tipo de e-mail marketing será trabalhado e qual conteúdo estará na mensagem.
  • Indicadores métricos: por fim, faz parte da estratégia monitorar e corrigir qualquer ação mal sucedida. Portanto, a eficiência da campanha deve ser medida a partir de informações como taxa de abertura, taxa de cliques, de descadastros, de conversão, taxa de e-mails que voltaram e ROI (Retorno sobre o Investimento).

Feito isso, deve-se compreender qual o papel da campanha na estratégia de marketing do seu negócio.

Vale salientar que nem todos os clientes são iguais e não estão todos na mesma etapa da jornada de compra. Por isso, é preciso deixar os e-mails mais relevantes para cada persona.

Sendo assim, a segmentação pode ser feita de diferentes formas.  Pode ser a partir de características demográficas, interesses pessoais, histórico de interação com a empresa e também da etapa do funil de vendas.

Agora que já sabe os passos para executar sua campanha de e-mails marketing, vamos para a próxima etapa. 

Esta fase seguinte nada mais é do que saber o que pode prejudicar sua ação.

Atenção: o que não fazer no e-mail marketing!

O e-mail marketing já foi utilizado inúmeras vezes e por diversas marcas de forma incorreta. Por isso, para algumas pessoas, ele tem a fama de ser inconveniente.

Contudo, há algumas regras de etiqueta para a construção e envio de e-mail marketing para que o objetivo seja alcançado, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para o cliente.

Veja o que deve ser evitado:

  • Comprar listas de e-mails: listas compradas geram muitos e-mails inexistentes e contatos não autorizados. Ou seja, a mensagem pode nem chegar ou ir direto para o spam.
  • Exceder no número de disparos: a maioria dos descadastros decorre em razão do excesso de e-mails.
  • Não entregar o que propõe: colocar uma frase chamativa no assunto e um conteúdo no corpo do e-mail que não cumpra o que promete é extremamente frustrante para o leitor.

Em conclusão, como você pode ver, o e-mail marketing tem excelente custo-benefício e continua sendo um dos recursos mais utilizados por empresas.

Mas para que ele seja realmente efetivo, é preciso que todas as fases, desde o planejamento até a análise dos indicadores estejam adequadas. Para conseguir isso, a melhor maneira é buscando serviços de uma agência especializada, como a MALI Content.

Somos uma agência de conteúdo que pode ajudar na estratégia marketing digital do seu negócio, inclusive na criação e disparo de e-mails marketing! Entre em contato conosco e solicite um orçamento.