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Google Meu Negócio: saiba o que é e utilize essa vantajosa ferramenta na sua empresa

Você sabia que é possível promover gratuitamente sua empresa no Google? Pois é, com o Google Meu Negócio, a sua marca aparece no buscador do Google e também no Google Maps!

A ferramenta oferece ainda outros recursos que auxiliam na comunicação com os clientes e facilitam a aparição da empresa na web de maneira profissional.

Vem entender como funciona o Google Meu Negócio e aprenda a criar uma conta hoje mesmo!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio foi lançado em 2014 e funciona como um informativo sobre a sua empresa no próprio Google. É como se fosse uma ficha gerenciável por você e exibida aos internautas.

Sempre que alguém pesquisar sobre a sua empresa no buscador, aparecerão todas as informações disponibilizadas por você como nome da empresa, telefone, site, endereço, horário de funcionamento etc.

Além disso, caso o usuário busque por serviços e produtos do seu ramo de atividade, a sua empresa aparecerá para ele no Google Maps, se estiver em uma região próxima. Assim, fica mais fácil para o cliente encontrar o seu negócio. 

A plataforma gratuita também permite que clientes façam perguntas e avaliem a sua empresa.

Muitas vezes, para a marca ganhar notoriedade na internet, investe-se em anúncios pagos, conteúdos para redes sociais e técnicas de SEO, que também são importantes.  

Contudo, das diferentes estratégias utilizadas para aparecer no Google, essa ferramenta do Google Meu Negócio é uma das mais rápidas e eficazes para destacar sua empresa. E o melhor: é gratuita!

Como criar uma conta no Google Meu Negócio

Para inscrever-se no Google Meu Negócio, acesse o site da plataforma e clique no botão Gerenciar Agora.

Será solicitada uma conta do Gmail. Faça o login caso já tenha uma ou crie um novo e-mail no Gmail.

Depois de logar, aparecerá a opção de encontrar e gerenciar a sua empresa. Faça a pesquisa pelo nome do seu negócio. Se não encontrar, clique na frase “Inclua sua empresa no Google” e digite o nome da empresa. 

Caso o nome do negócio não faça referência ao tipo de empresa, inclua no cadastro o tipo de  serviço. Por exemplo, se a empresa for uma padaria e o nome dela for Parisiense, faça o cadastro como Padaria Parisiense.

Em seguida, escolha a melhor categoria que corresponde à empresa.  Pode ser uma pizzaria, uma loja de cosméticos, a tal padaria, uma agência de publicidade etc. Mas é preciso que a informação esteja dentro da lista oferecida pelo Google.

Isso fará com que a sua marca seja encontrada caso os clientes estejam procurando uma empresa do mesmo ramo que a sua.

Depois, é hora de sinalizar se os clientes poderão ir à empresa ou se é apenas um negócio virtual.

Ao optar pelo Sim, digite o endereço corretamente. Assim, o local será exibido no Google Maps e na Pesquisa quando os internautas buscarem pela marca.

Também será questionado se é possível atender clientes fora do endereço anterior disponibilizado. A ideia é saber se a empresa faz visita ou entrega aos clientes.

Caso a resposta seja positiva, é possível informar a área de cobertura. Essa informação será exibida na ficha da empresa.

Por último, defina os dados de contato que deseja exibir na web. Pode ser número de telefone ou um site, por exemplo. Essas informações ajudarão os clientes a entrar em contato com a empresa.

Verificação da empresa

Depois de finalizar o cadastro, será preciso verificar a veracidade da conta. Essa verificação permite confirmar se quem criou a conta no Google Meu Negócio é o proprietário legítimo da empresa.

Portanto, trata-se de uma segurança tanto para os donos de marcas quanto para os clientes.

Em alguns casos, é possível fazer a verificação por SMS, por ligação telefônica ou por e-mail. Contudo, nem sempre essas opções estão disponíveis. 

Na maioria das vezes, a verificação é feita por envio de um cartão.

Para isso, confirme o endereço para receber um cartão-postal com um código do Google. O cartão poderá levar até 12 dias para ser entregue pelos Correios.

Depois que o cartão-postal chegar, faça o login no Google Meu Negócio e clique em Confirmar o local ou Confirmar agora.

No campo Código, insira o código de 5 dígitos do cartão postal e clique no botão Enviar.

Pronto, o Google meu Negócio da sua empresa estará verificado. Desta forma, outras pessoas não poderão fazer alterações no perfil do seu negócio.

Interação e resultados 

Logo depois de concluir o cadastro e verificação, será possível gerenciar a ficha da empresa no Google, como responder às avaliações dos clientes, fazer a análise do negócio por meio dos dados da plataforma e até usar fotos e postagens para promover a sua empresa.

A plataforma também permite trocar mensagens instantâneas com clientes. Contudo, para que isso ocorra, é preciso habilitar a troca de mensagens.

Mas lembre-se de que não adianta ativar essa funcionalidade de chat se não tiver disponibilidade de responder os clientes.

Caso a intenção seja interagir com os internautas, é importante lembrar que o Google disponibiliza para os clientes o seu tempo médio de resposta. Portanto, busque a rapidez no retorno aos clientes para melhorar o tempo médio e causar uma boa impressão desde o início.

Além da rapidez, é válido estipular o horário do chat, como o horário comercial ou apenas durante o período de funcionamento da empresa.  

Dados de pesquisa

Ademais, o Google Meu Negócio também apresenta métricas com os números de visualizações de usuários nas pesquisas e também no Google Maps.

Assim como os números, a plataforma mostra ainda os termos de pesquisa relacionados ao seu negócio. Essas informações são ricas e ajudam a entender como os clientes chegam até a sua marca.

Outra funcionalidade da ferramenta são as avaliações e comentários dos clientes, uma vez que os consumidores podem dar notas para o serviço, produto ou atendimento do seu negócio e fazer comentários, justificando a escolha da nota.

Além disso, os clientes também têm a opção de fazer perguntas. Em ambos os casos, tanto nas avaliações quanto nas perguntas, é preciso muita atenção para dialogar com os usuários da plataforma.

Por isso, dar uma resposta a todos os usuários demonstra o cuidado que a empresa tem com os clientes. As críticas e elogios também servem para verificar quais são os pontos fortes da marca e quais precisam de mais atenção.

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