Marketing para e-commerce: saiba como montar uma boa estratégia

Os anos de 2020 e 2021 podem ser considerados o boom para as vendas online! Quem já sabia das estratégias surfaram na onda, e quem não sabia teve que aprender na marra. De uma forma ou de outra, marketing para e-commerce foi (e é pauta) indispensável para lojistas em tempos de pandemia e, consequentemente, distanciamento social.

Muitos consideram que uma loja virtual é ter apenas uma extensão da loja física. O que não é exatamente verdade. Um negócio online funciona de maneira similar a um negócio físico. Mas o fato é que se trata de mais do que um simples negócio.

Por isso, da mesma forma que sua empresa olha para o negócio físico com atenção, cuidado, planejamento e metas, é importante olhar para o negócio online. Com isso, o marketing para e-commerce se torna fundamental.

Isso porque, conforme a vacinação vai avançando e as medidas de restrições diminuindo, os consumidores vão fazer a ponte loja física x e-commerce. Na qual elas consultam produtos e preços em uma plataforma e compram em outra.

Quer saber mais sobre como construir uma boa estratégia de marketing para e-commerce para sua empresa? Siga com a gente neste artigo.

Conheça seu público-alvo

Se a sua empresa já tem uma loja física, basta fazer o estudo do público-alvo que já está mapeado. É importante ter em mente que no ambiente online esse consumidor final pode ter dores que no espaço físico ele não tem.

Conhecer, entender e pensar nas dores específicas do público-alvo do seu negócio são os primeiros passos para uma estratégia de marketing para e-commerce consistente.

A partir desse estudo, sua empresa pode começar a decidir qual melhor técnica de venda. Algumas delas são:

  • Cross-selling: oferecimento de produtos relacionados ao que o cliente procura;
  • Upselling: oferecimento de produtos com preços menor similar ao que o cliente procura;
  • Scarcity: definição de prazos para promoções e aviso sobre produtos com pouco estoque, para que os interessados fiquem com pressa para comprar tais produtos.

Organize a casa… quer dizer, o site

Uma vez mapeado o público-alvo, suas dores e necessidades, é hora de deixar a loja virtual pronta para ele. Para isso é importante atenção em alguns pontos, como:

  • Facilidade para navegar (encontrar produtos específicos, deixar os produtos em promoção em destaque);
  • Diversas formas de pagamento;
  • Segurança no check out e respeito com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Logística de qualidade para que os produtos transitem da forma mais segura para sua empresa e para o cliente. Para isso, terceirizar pode ser uma ótima opção;
  • Contatos em evidência para que o consumidor saiba com quem falar para tirar suas dúvidas.

Além disso, é importante também deixar preços mais atrativos em evidência e sempre se preocupar na atualização de banners e atualização do estoque para que o consumidor saiba exatamente o que há disponível no e-commerce.

Divulgação é essencial no marketing para e-commerce

Com o público-alvo definido e a loja virtual pronta, os consumidores precisam chegar até lá, certo? Então é preciso um constante processo de divulgação!

As redes sociais se colocam como a opção mais comum. Isso porque, todo negócio que se preze possui páginas em diversas redes sociais. Isso é importante, mas também é preciso usar cada uma de forma eficiente.

O que funciona em uma rede social pode não funcionar na outra. Por isso, é essencial que seu negócio trabalhe cada rede com um foco e conteúdo que se adequem a plataforma. Por exemplo: se o Instagram chama mais atenção, deve-se investir mais esforços nessa rede. E assim por diante.

Outra importante ferramenta para divulgação é o e-mail marketing. Com um bom reconhecimento do público e em qual momento eles estão no funil de vendas, o envio de e-mail marketing traz bons resultados na estratégia de marketing para e-commerce.

Nessa lista é importante destacar também as técnicas de SEO. Se aplicadas de forma correta e com frequência, podem atrair visitantes para seu site, suas redes sociais e consequentemente para a loja virtual da sua empresa.

Atendimento segue como diferencial

Seja no físico ou online, atendimento personalizado, humanizado, enfim, um bom atendimento, é o que faz muita diferença. Muitos consumidores desistem de uma compra (ou se fidelizam a uma marca) por conta de atendimento.

Por isso, é importante que o atendimento seja de qualidade. Mesmo se ele for realizado de forma automatizada na loja virtual, é importante que as mensagens sejam bem pensadas e redigidas na hora de montar a estratégia de marketing para e-commerce.

No atendimento entra também a parte do pós-venda! Isso quer dizer que a venda não termina ali, no ato da compra e da entrega na casa do cliente. Para fazê-lo da melhor forma é recomendável que sua empresa siga alguns passos:

  • Envio de e-mail com recomendações baseadas em compras que o cliente já realizou e/ou em produtos que ele pesquisa no seu e-commerce;
  • Personalização de conteúdos e recomendações (por isso é de extrema importância o mapeamento de público-alvo);
  • Monitoramento das taxas de abertura de e-mails marketing e cliques, para que sua estratégia se adeque cada vez mais para aquele perfil de consumidor.

Marketing para e-commerce é com a Mali Content!

Obter a estratégia adequada de marketing para e-commerce que faça sentido e traga resultados para a sua empresa não é impossível, mas dá trabalho. Por isso, conte com uma agência que oferece esse e tantos outros serviços no campo de comunicação, redes sociais, assessoria de imprensa e muito mais.

Entre em contato com a Mali Content e vamos juntos traçar a melhor estratégia para o seu e-commerce, para sua empresa e alavancar os seus negócios. Não deixe a comunicação para depois.

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

Conheça as 4 tendências de marketing digital para 2022

Conheça as 4 tendências de marketing digital para 2022

A gente piscou e um novo ano chega em nossas portas, e com ele muitas inovações em diversos setores do…
Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Saiba como ter mais insights usando a inteligência estratégica baseada em dados e informação

Não apenas na área de marketing, mas em qualquer setor de atuação, a captação de dados é essencial para ter…
Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Marketing de Natal: aproveite 5 dicas para vender bem nessa época

Festas de fim de ano são sinônimos de lucro para comerciantes de diversos setores. O espírito natalino toma conta e…
Gestão de blogs: conheça algumas ferramentas úteis para sua empresa

Gestão de blogs: conheça algumas ferramentas úteis para sua empresa

Uma das partes mais importante do site da sua empresa é o blog. Isso porque ele é um canal onde…
Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Ter a persona definida da sua marca é um dos passos fundamentais e de base de uma boa estratégia de…
Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Na hora de produzir conteúdo para o site e as redes sociais da sua organização, a maioria dos diretores e…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!