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Marketing para e-commerce: saiba como montar uma boa estratégia

Os anos de 2020 e 2021 podem ser considerados o boom para as vendas online! Quem já sabia das estratégias surfaram na onda, e quem não sabia teve que aprender na marra. De uma forma ou de outra, marketing para e-commerce foi (e é pauta) indispensável para lojistas em tempos de pandemia e, consequentemente, distanciamento social.

Muitos consideram que uma loja virtual é ter apenas uma extensão da loja física. O que não é exatamente verdade. Um negócio online funciona de maneira similar a um negócio físico. Mas o fato é que se trata de mais do que um simples negócio.

Por isso, da mesma forma que sua empresa olha para o negócio físico com atenção, cuidado, planejamento e metas, é importante olhar para o negócio online. Com isso, o marketing para e-commerce se torna fundamental.

Isso porque, conforme a vacinação vai avançando e as medidas de restrições diminuindo, os consumidores vão fazer a ponte loja física x e-commerce. Na qual elas consultam produtos e preços em uma plataforma e compram em outra.

Quer saber mais sobre como construir uma boa estratégia de marketing para e-commerce para sua empresa? Siga com a gente neste artigo.

Conheça seu público-alvo

Se a sua empresa já tem uma loja física, basta fazer o estudo do público-alvo que já está mapeado. É importante ter em mente que no ambiente online esse consumidor final pode ter dores que no espaço físico ele não tem.

Conhecer, entender e pensar nas dores específicas do público-alvo do seu negócio são os primeiros passos para uma estratégia de marketing para e-commerce consistente.

A partir desse estudo, sua empresa pode começar a decidir qual melhor técnica de venda. Algumas delas são:

  • Cross-selling: oferecimento de produtos relacionados ao que o cliente procura;
  • Upselling: oferecimento de produtos com preços menor similar ao que o cliente procura;
  • Scarcity: definição de prazos para promoções e aviso sobre produtos com pouco estoque, para que os interessados fiquem com pressa para comprar tais produtos.

Organize a casa… quer dizer, o site

Uma vez mapeado o público-alvo, suas dores e necessidades, é hora de deixar a loja virtual pronta para ele. Para isso é importante atenção em alguns pontos, como:

  • Facilidade para navegar (encontrar produtos específicos, deixar os produtos em promoção em destaque);
  • Diversas formas de pagamento;
  • Segurança no check out e respeito com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Logística de qualidade para que os produtos transitem da forma mais segura para sua empresa e para o cliente. Para isso, terceirizar pode ser uma ótima opção;
  • Contatos em evidência para que o consumidor saiba com quem falar para tirar suas dúvidas.

Além disso, é importante também deixar preços mais atrativos em evidência e sempre se preocupar na atualização de banners e atualização do estoque para que o consumidor saiba exatamente o que há disponível no e-commerce.

Divulgação é essencial no marketing para e-commerce

Com o público-alvo definido e a loja virtual pronta, os consumidores precisam chegar até lá, certo? Então é preciso um constante processo de divulgação!

As redes sociais se colocam como a opção mais comum. Isso porque, todo negócio que se preze possui páginas em diversas redes sociais. Isso é importante, mas também é preciso usar cada uma de forma eficiente.

O que funciona em uma rede social pode não funcionar na outra. Por isso, é essencial que seu negócio trabalhe cada rede com um foco e conteúdo que se adequem a plataforma. Por exemplo: se o Instagram chama mais atenção, deve-se investir mais esforços nessa rede. E assim por diante.

Outra importante ferramenta para divulgação é o e-mail marketing. Com um bom reconhecimento do público e em qual momento eles estão no funil de vendas, o envio de e-mail marketing traz bons resultados na estratégia de marketing para e-commerce.

Nessa lista é importante destacar também as técnicas de SEO. Se aplicadas de forma correta e com frequência, podem atrair visitantes para seu site, suas redes sociais e consequentemente para a loja virtual da sua empresa.

Atendimento segue como diferencial

Seja no físico ou online, atendimento personalizado, humanizado, enfim, um bom atendimento, é o que faz muita diferença. Muitos consumidores desistem de uma compra (ou se fidelizam a uma marca) por conta de atendimento.

Por isso, é importante que o atendimento seja de qualidade. Mesmo se ele for realizado de forma automatizada na loja virtual, é importante que as mensagens sejam bem pensadas e redigidas na hora de montar a estratégia de marketing para e-commerce.

No atendimento entra também a parte do pós-venda! Isso quer dizer que a venda não termina ali, no ato da compra e da entrega na casa do cliente. Para fazê-lo da melhor forma é recomendável que sua empresa siga alguns passos:

  • Envio de e-mail com recomendações baseadas em compras que o cliente já realizou e/ou em produtos que ele pesquisa no seu e-commerce;
  • Personalização de conteúdos e recomendações (por isso é de extrema importância o mapeamento de público-alvo);
  • Monitoramento das taxas de abertura de e-mails marketing e cliques, para que sua estratégia se adeque cada vez mais para aquele perfil de consumidor.

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