Uma das partes mais importante do site da sua empresa é o blog. Isso porque ele é um canal onde muitas conversões são feitas. No entanto, para que isso aconteça, é preciso ter uma gestão de blogs de qualidade.
Quando falamos em gestão, não estamos falando apenas da parte técnica, de inserir e editar conteúdos no blog. Estamos falando também em gestão de conteúdo, estratégia e um planejamento para que seu blog atraia o público correto.
Pensar na gestão de blogs é importante, pois ultimamente a atenção do consumidor é muito disputada e o blog é uma das formas de chamar a atenção dos usuários. Por isso, ter um blog por ter não é atrativo e nem lucrativo para sua empresa. É apenas um desperdício de recurso, tempo e esforço.
Para ter um blog é preciso entender seu público, aliar seu negócio às metas e fazer um bom planejamento e cronograma de postagens. Além, claro, de ter uma plataforma que atenda suas demandas e passe a informação para o leitor de maneira clara e bem visual.
Quer saber mais sobre gestão de blogs, a importância para os seus negócios e conhecer algumas ferramentas? Então siga conosco neste artigo.
Foco na qualidade do conteúdo
Antes da gente falar sobre ferramentas úteis para gestão de blogs, é essencial falar sobre conteúdo. Isso porque, o conteúdo é o que vai atrair e, se for de qualidade, reter a atenção do usuário no seu blog.
Além disso, um bom conteúdo, além de prender a atenção do leitor, também faz o mesmo transitar pelo próprio blog e até mesmo pelo site da empresa. Por isso, ao pensar em um conteúdo, é preciso analisar e pesquisar bem.
Para fazer um bom conteúdo na gestão de blogs é preciso levar em consideração coisas como por exemplo:
- Alinhar interesse do público com o que sua empresa oferece;
- Saber fazer links entre assuntos mais gerais com assuntos específicos que sua organização está inserido;
- Encontrar as palavras-chave do seu segmento e saber usá-las da melhor forma;
- Conhecer a linguagem do seu usuário, se é mais formal ou informal;
- Produzir conteúdos que informem, façam sentido e/ou ofereçam a resolução de algum problema do potencial cliente;
- Produzir conteúdos que estejam de acordo com o momento da sociedade. Timming é muito importante para reter a atenção de consumidores;
- Investir não apenas em texto, mas também em artes, infográficos e formas de passar a informação de maneira mais visual e atraente para os usuários.
Vale destacar que para seguir todas as dicas acima é preciso, antes de tudo, conhecer seu público-alvo e sua persona. Afinal, são elas que ditam qual o tom será usado nos textos e nos materiais de comunicação.
Por fim, somado a tudo isso, para uma boa gestão de blogs no que tange conteúdo, é preciso ter um planejamento de postagens e um cronograma. Além de qualidade, é essencial que o blog da sua empresa tenha frequência também. Tudo isso transmite credibilidade e autoridade.
Ferramentas úteis para gestão de blogs
Confira a seguir algumas informações sobre ferramentas que podem ajudar sua empresa na gestão de blogs.
Google Analytics
Essa é a ferramenta de análise de métricas disponibilizada pelo Google. Seu intuito é medir resultados de campanhas de marketing digital de forma mais completa e exata. O Analytics é:
- Gratuito;
- Possui métricas importantes para o blog como tráfego orgânico, número de visitas, compartilhamento etc.
YoastSeo
Essa ferramenta para gestão de blogs é na verdade um plugin. Um dos melhores e mais usados do WordPress na otimização do blog e na ajuda por deixar o site mais escaneável para mecanismos de busca.
SEMrush
O SEMrush é uma plataforma focada em analisar palavras-chave e estratégias de SEM – Search Engine Marketing. Isso quer dizer que ele trabalha com seu marketing de ferramentas de pesquisa.
Seu grande atrativo e diferencial é que a plataforma calcula quais são as palavras-chave mais usadas pelos seus concorrentes.
Conte a Mali Content para ajudar sua empresa na gestão de blogs
Viu como diferentes ferramentas podem ajudar na gestão de blogs da sua empresa? Desde métricas até encontrar palavras-chave mais usadas pela concorrência? Que tal contar com a Mali Content para te ajudar a trabalhar melhor o blog da sua organização?
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