Ter a persona definida da sua marca é um dos passos fundamentais e de base de uma boa estratégia de marketing digital. Ela é um personagem fictício que representa o cliente ideal do seu negócio.
O intuito de criar essa persona (baseada no seu público-alvo) é melhorar as estratégias. Para que elas fiquem alinhadas ao que o público procura com o que sua empresa pode oferecer, e claro, oferecer da forma mais atrativa possível.
No entanto, para a criação desse personagem fictício é preciso seguir algumas etapas. Além disso, é preciso ter conhecimento do seu público-alvo e de como segmentá-lo.
Para isso é importante ter controle dos dados que sua empresa possui sobre o público do próprio negócio e também da concorrência.
Quer saber mais sobre a criação de persona, como fazê-lo e a importância para a prosperidade dos seus negócios? Então siga conosco neste artigo.
Por que criar uma persona é importante?
Podemos basicamente resumir a importância de criar uma persona no fato da sua empresa ter a possibilidade de se comunicar da maneira correta com seu público. Afinal, não tem como falar de forma personalizada e direcionada se você não sabe com quem está falando.
Imagine o seguinte cenário: uma loja vende roupas masculinas e femininas; seu público é majoritariamente feminino na faixa dos 20 anos de idade; a loja divulga mais suas roupas masculinas na faixa dos 40 anos de idade. O que acontece? As vendas não decolam.
Isso porque a empresa não sabe que seu público é em sua maioria feminino. Ao saber disso, as campanhas serão mais direcionadas a essas consumidoras. E quanto ao público masculino, que ainda é presente, a empresa vai fazer campanhas mais específicas e no tempo certo.
A definição de persona oferece muito mais detalhes sobre seu público. Isso faz com que sua equipe, de fato, conheça seu cliente ideal e saiba se comunicar com ele. Além disso, as vantagens de criar esse personagem incluem:
- Definição de tom e estilo do seu conteúdo;
- Determinação de quais tópicos você deve abordar mais com cada tipo de cliente;
- Definição do próprio conteúdo em si, quais devem ser utilizados e quais não;
- Entendimento de onde os potenciais clientes buscam informações e onde podem encontrar sua marca.
De forma geral, a criação da persona vai refinar e lapidar cada vez mais sua estratégia de marketing digital. Com isso, suas vendas vão aumentar pois o conteúdo certo está chegando para as pessoas certas.
Tipos de persona
Dentro do conceito de persona, há três especificações diferentes. Elas segmentam ainda mais o público de acordo com os objetivos da empresa. Esses tipos são:
- Buyer persona: esse perfil é o que representa o comprador ideal, ele é o consumidor final que a empresa deseja prospectar, vender para ela e fidelizar;
- Audience persona: essa persona representa aquele público que visita o site, suas redes sociais, lê o blog e assiste aos seus vídeos;
- Brand persona: essa já é o caminho contrário, é a persona da própria marca. Ou seja, uma forma de humanização da sua empresa, através das características da sua buyer e audience persona. Um exemplo é a Lu do MagaLu.
Como criar uma persona adequada para o seu negócio
Quem trabalha com marketing digital, de conteúdo, marketing de forma geral, sabe como os dados de usuários são importantes. São eles que fundamentam diversas tomadas de decisões e futuras ações. Para a criação da persona não é diferente.
A coleta e análise de dados se consolida como parte fundamental da criação desse personagem fictício para guiar sua estratégia de comunicação e vendas. Tudo gira em torno de informação. Os passos para criar uma persona são:
1. Coletar os dados de clientes (visitas no site, redes sociais, lojas físicas);
2. Fazer perguntas a esses clientes (um roteiro com perguntas mais gerais sobre idade, gênero etc, mas também perguntas mais específicas sobre interesses e hábitos e consumo);
3. Analisar os dados coletados, identificar padrões e começar a segmentar (afinal, uma empresa possui mais de um tipo de persona);
4. Criar as personas de acordo com a conclusão da análise dos dados.
Exemplo de persona
>> Cristina tem 30 anos, trabalha em RH, é casada com um homem de 34 anos e tem um filho de 3 anos
>> Ela estudou em escola pública a vida toda, mas por conta da sua ascensão social e o bom salário que recebe, tem condições de colocar seu filho em creche particular, aulas de natação e paga uma babá para ficar com ele enquanto ela trabalha
>> Sua maior preocupação é que seu filho tenha a melhor educação e desfrute dos melhores serviços. Por isso, ela não se importa em pagar um pouco a mais para ser bem atendida
>> Cristina é uma pessoa extrovertida, prestativa e não tem vergonha de perguntar nada. Ela leva muito em consideração a indicação de amigos e familiares
>> Caso algo não esteja do jeito que a agrade, ela faz sua reclamação sem rodeios, mas sempre busca evitar conflitos
>> Ela não é muito usuária do facebook e do instagram, mas é bem ativa no Linkedin, interage muito por lá por conta do seu trabalho
Persona NÃO é a mesma coisa que público-alvo
Vale destacar aqui que persona e público-alvo não são a mesma coisa! É a partir da segmentação do público-alvo que a criação da persona de faz possível.
O público-alvo se caracteriza como um grupo de consumidores que possuem características em comum. Isso é, se interessam pelas mesmas coisas, por produtos e serviços similares, visitam os mesmos sites e possuem hábitos comuns de compras.
No entanto, o público-alvo oferece uma visão mais geral do público e consumidores em potencial da sua empresa. É a segmentação do mesmo que oferece uma base mais concreta para a criação de personas.
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