You are currently viewing Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Saiba criar a persona da sua empresa e entenda a importância desse recurso

Ter a persona definida da sua marca é um dos passos fundamentais e de base de uma boa estratégia de marketing digital. Ela é um personagem fictício que representa o cliente ideal do seu negócio.

O intuito de criar essa persona (baseada no seu público-alvo) é melhorar as estratégias. Para que elas fiquem alinhadas ao que o público procura com o que sua empresa pode oferecer, e claro, oferecer da forma mais atrativa possível.

No entanto, para a criação desse personagem fictício é preciso seguir algumas etapas. Além disso, é preciso ter conhecimento do seu público-alvo e de como segmentá-lo.

Para isso é importante ter controle dos dados que sua empresa possui sobre o público do próprio negócio e também da concorrência.

Quer saber mais sobre a criação de persona, como fazê-lo e a importância para a prosperidade dos seus negócios? Então siga conosco neste artigo.

Por que criar uma persona é importante?

Podemos basicamente resumir a importância de criar uma persona no fato da sua empresa ter a possibilidade de se comunicar da maneira correta com seu público. Afinal, não tem como falar de forma personalizada e direcionada se você não sabe com quem está falando.

Imagine o seguinte cenário: uma loja vende roupas masculinas e femininas; seu público é majoritariamente feminino na faixa dos 20 anos de idade; a loja divulga mais suas roupas masculinas na faixa dos 40 anos de idade. O que acontece? As vendas não decolam.

Isso porque a empresa não sabe que seu público é em sua maioria feminino. Ao saber disso, as campanhas serão mais direcionadas a essas consumidoras. E quanto ao público masculino, que ainda é presente, a empresa vai fazer campanhas mais específicas e no tempo certo.

A definição de persona oferece muito mais detalhes sobre seu público. Isso faz com que sua equipe, de fato, conheça seu cliente ideal e saiba se comunicar com ele. Além disso, as vantagens de criar esse personagem incluem:

  • Definição de tom e estilo do seu conteúdo;
  • Determinação de quais tópicos você deve abordar mais com cada tipo de cliente;
  • Definição do próprio conteúdo em si, quais devem ser utilizados e quais não;
  • Entendimento de onde os potenciais clientes buscam informações e onde podem encontrar sua marca.

De forma geral, a criação da persona vai refinar e lapidar cada vez mais sua estratégia de marketing digital. Com isso, suas vendas vão aumentar pois o conteúdo certo está chegando para as pessoas certas.

Tipos de persona

Dentro do conceito de persona, há três especificações diferentes. Elas segmentam ainda mais o público de acordo com os objetivos da empresa. Esses tipos são:

  • Buyer persona: esse perfil é o que representa o comprador ideal, ele é o consumidor final que a empresa deseja prospectar, vender para ela e fidelizar;
  • Audience persona: essa persona representa aquele público que visita o site, suas redes sociais, lê o blog e assiste aos seus vídeos;
  • Brand persona: essa já é o caminho contrário, é a persona da própria marca. Ou seja, uma forma de humanização da sua empresa, através das características da sua buyer e audience persona. Um exemplo é a Lu do MagaLu.

Como criar uma persona adequada para o seu negócio

Quem trabalha com marketing digital, de conteúdo, marketing de forma geral, sabe como os dados de usuários são importantes. São eles que fundamentam diversas tomadas de decisões e futuras ações. Para a criação da persona não é diferente.

A coleta e análise de dados se consolida como parte fundamental da criação desse personagem fictício para guiar sua estratégia de comunicação e vendas. Tudo gira em torno de informação. Os passos para criar uma persona são:

1.    Coletar os dados de clientes (visitas no site, redes sociais, lojas físicas);

2.    Fazer perguntas a esses clientes (um roteiro com perguntas mais gerais sobre idade, gênero etc, mas também perguntas mais específicas sobre interesses e hábitos e consumo);

3.    Analisar os dados coletados, identificar padrões e começar a segmentar (afinal, uma empresa possui mais de um tipo de persona);

4.    Criar as personas de acordo com a conclusão da análise dos dados.

Exemplo de persona

>>  Cristina tem 30 anos, trabalha em RH, é casada com um homem de 34 anos e tem um filho de 3 anos

>> Ela estudou em escola pública a vida toda, mas por conta da sua ascensão social e o bom salário que recebe, tem condições de colocar seu filho em creche particular, aulas de natação e paga uma babá para ficar com ele enquanto ela trabalha

>> Sua maior preocupação é que seu filho tenha a melhor educação e desfrute dos melhores serviços. Por isso, ela não se importa em pagar um pouco a mais para ser bem atendida

>> Cristina é uma pessoa extrovertida, prestativa e não tem vergonha de perguntar nada. Ela leva muito em consideração a indicação de amigos e familiares

>> Caso algo não esteja do jeito que a agrade, ela faz sua reclamação sem rodeios, mas sempre busca evitar conflitos

>> Ela não é muito usuária do facebook e do instagram, mas é bem ativa no Linkedin, interage muito por lá por conta do seu trabalho

Persona NÃO é a mesma coisa que público-alvo

Vale destacar aqui que persona e público-alvo não são a mesma coisa! É a partir da segmentação do público-alvo que a criação da persona de faz possível.

O público-alvo se caracteriza como um grupo de consumidores que possuem características em comum. Isso é, se interessam pelas mesmas coisas, por produtos e serviços similares, visitam os mesmos sites e possuem hábitos comuns de compras.

No entanto, o público-alvo oferece uma visão mais geral do público e consumidores em potencial da sua empresa. É a segmentação do mesmo que oferece uma base mais concreta para a criação de personas.

Saiba trabalhar a persona da sua empresa com a Mali Content

Viu como é importante coletar dados, fazer a análise e a criação da persona da sua empresa? Que tal contar com a Mali Content para trabalhar sua persona da melhor forma?

Oferecemos diversos tipos de serviços em inbound marketing, assessoria de imprensa e SEO. Como gestão de redes sociais, produção de conteúdos ricos para diversas plataformas com foco em SEO, captação de leads, e construção da sua autoridade digital através de projetos de divulgação da sua marca para a imprensa e marketing de influência.