Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

No que se refere a estratégias para divulgação e vendas, a todo momento surge algo novo. Ou até mesmo, algo que já exista, mas com atualizações e novo nome. Uma dessas tendências é o data marketing.

De maneira simplificada, podemos dizer que o data marketing é a forma de fazer marketing através de dados. Vale ressaltar que não é marketing de conteúdo e nem o digital. No entanto, esses dados auxiliam na produção dos dois.

Trabalhar com dados já não é mais novidade, e sim necessidade. Para que seu negócio cresça e prospere, é preciso estar alinhado com os números e entender como eles podem ajudar na estratégia de diversos segmentos da sua organização.

Com o data marketing não é diferente. Por meio desses dados sua empresa pode fazer uma estratégia eficiente de marketing digital e incrementar cada vez mais seu marketing de conteúdo.

Quer saber mais sobre esse termo e como ele pode ser útil para o crescimento dos seus negócios? Então siga neste artigo.

O que é data marketing?

Ao nos referirmos a esse termo estamos nos referindo a ações baseadas em insights. Ações pensadas a partir da análise de dados coletados de forma interna e externa. Dados que são adquiridos por meio de interações dos usuários com a sua marca.

Trabalhar com dados já era algo comum no mundo corporativo. No entanto, o data marketing vem com o objetivo de superar ações guiadas por intuição (algo que ainda é presente quando falamos em marketing).

Para melhorar as estratégias e próximas ações de uma empresa, o data marketing trabalha com dados já disponíveis e os que ainda podem ser obtidos. Organizações que se utilizam dessa técnica podem:

  • Pensar em estratégias mais assertivas;
  • Se destacar no mercado;
  • Ter cada vez mais inteligência competitiva.

No entanto, não basta apenas ter os dados, mas saber analisar e usar da forma correta. Por isso, é essencial que sua empresa tenha um time preparado e antenado para usar o data marketing de maneira eficaz e que faça sentido para os seus negócios.

Como o data marketing ajuda na produção de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das peças fundamentais para o sucesso do marketing digital de uma organização. Porém, assim como toda estratégia, só é funcional se for direcionada para o público certo e de forma que eles entendam e consumam.

Nisso a utilização do data marketing é mais do que necessária. Com as informações obtidas através dele é possível criar conteúdos relevantes e de interesse do seu público.

Isso porque o data marketing pode indicar o funcionamento do comportamento da sua audiência, mostrar seus interesses, o que é mais consumido nos seus canais de comunicação e o que é mais procurado.

Além disso, também é possível mapear o desempenho dos conteúdos já publicados. Dessa forma, seu time pode investir no que está dando certo, incrementar o que está gerando interesse e descartar o que não funciona.

Basicamente, o data marketing ajuda na produção de conteúdo das seguintes formas:

  • Conhecimento da audiência;
  • Orientação para o planejamento de pautas de conteúdo;
  • Ajuda no mapeamento dos canais de conteúdo;
  • Possibilita o monitoramento da concorrência.

Com esses dados sua empresa vai melhorando as estratégias e personalizando cada vez mais a experiência do cliente em seus canais. Além disso, com o passar do tempo, sua equipe vai aprendendo a distinguir dados relevantes para o seu negócio e como aproveitá-los da melhor forma.

Diferentes tipos de dados

Por falar em saber distinguir dados, quais são relevantes e quais não, é importante falar sobre dados primários e secundários quando falamos em data marketing.

Dados primários

São aquelas informações que ainda não foram coletadas. Isso quer dizer que sua empresa precisa se movimentar para ir atrás dos consumidores e conseguir esses dados. Essa coleta pode ser feita por meio de:

  • Entrevistas;
  • Questionários;
  • Pesquisas de feedback;
  • Cookies de ferramentas de web analytics;
  • Mapas de calor.

Dados secundários

Já esses dados consistem em informações que foram levantadas previamente por outras empresas. Eles são importantes porque podem mostrar informações gerais do seu tipo de público, tendências de mercado do seu segmento e dados que interessam ao seu setor. Tais informações podem ser obtidas por:

  • Reportagens;
  • Relatórios de instituições de pesquisas;
  • Publicações oficiais do governo;
  • Estudos;
  • Trabalhos acadêmicos.

Vale destacar aqui que o uso da tecnologia é essencial para fazer um data marketing de qualidade. Use e abuse de softwares e ferramentas que possam facilitar e/ou agilizar esse trabalho de coleta de dados.

Conte com a Mali Content

Agora que você já entendeu a importância e eficácia do uso de data marketing, que tal começar a aplicar na sua empresa?

Afinal, além de ter os dados, saber analisá-los e elaborar estratégias em cima disso, é importante produzir sempre conteúdos de qualidade. Conte com a equipe Mali Content neste processo!

Oferecemos diversos tipos de serviços de comunicação, como  gestão de redes sociais, produção de conteúdos ricos para diversas plataformas com foco em SEO, captação de leads, e construção de sua autoridade digital através de projetos de assessoria de imprensa e marketing de influência. Entre em contato e vamos usar o data marketing da melhor forma na sua empresa.

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Vídeo para empresas: confira como essa ferramenta pode ajudar seus negócios

Na hora de produzir conteúdo para o site e as redes sociais da sua organização, a maioria dos diretores e…
Segmentação de público-alvo: saiba sua importância e como defini-lo

Segmentação de público-alvo: saiba sua importância e como defini-lo

Quem tem uma empresa, sabe que ter seu público definido é de extrema importância para o presente e, principalmente, futuro…
Inteligência artificial no marketing digital: usos e benefícios

Inteligência artificial no marketing digital: usos e benefícios

A máxima que o futuro já chegou nunca foi mais verdadeira e atual. Todos os dias a tecnologia apresenta inovações…
Entenda a importância de feedback do cliente e saiba como aproveitá-lo

Entenda a importância de feedback do cliente e saiba como aproveitá-lo

Um dos recursos mais importantes para guiar futuras estratégias de marketing, vendas e novos negócios é o feedback do cliente.…
SEO para Youtube: saiba como otimizar vídeos de acordo com os mecanismos de busca

SEO para Youtube: saiba como otimizar vídeos de acordo com os mecanismos de busca

Não é novidade que os vídeos vêm ganhando cada vez mais destaque quando o assunto é produção de conteúdo. Dessa…
Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

No que se refere a estratégias para divulgação e vendas, a todo momento surge algo novo. Ou até mesmo, algo…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!