You are currently viewing WordPress: tudo sobre essa plataforma que pode ser aliada da sua empresa

WordPress: tudo sobre essa plataforma que pode ser aliada da sua empresa

Quando o assunto é site e blog para empresas, WordPress é uma das plataformas mais famosas e populares.

Isso porque o WordPress traz algumas vantagens em seu sistema que possibilita uma gestão fácil, descomplicada e de forma profissional. Ainda não está entendendo muito bem quais as vantagens dessa ferramenta? Então, fica com a gente e leia o artigo completo.

O que é WordPress?

De modo geral, podemos classificar como CMS (Content Management System). Sendo assim, basicamente, um sistema de gerenciador de conteúdo para blogs e sites. Há quem diga que o WordPress veio com o objetivo de democratizar o desenvolvimento de sites.

Isso porque, esse sistema possibilita que uma tarefa muito específica e exclusiva (que é a criação de sites), se torne algo que muitos usuários na internet são capazes de fazer e desenvolver.

Essa democratização que o WordPress traz pode dar a entender que apenas pequenos e médios negócios utilizam a ferramenta, mas, na verdade, pequenas, médias e grandes corporações fazem uso do sistema.

Segundo uma pesquisa da W3Techs, 61,3% do mercado trabalha com essa plataforma de hospedagem e gerenciamento de conteúdo. Vale ressaltar que a pesquisa não é apenas do mercado nacional, e sim global! Sua popularização se deve a alguns fatores como:

  • Capacidade de criar blogs, sites mais simples até grandes lojas virtuais;
  • Vasto portfólio de recursos para criação de projetos diversificados;
  • Sistema livre, com código aberto (para quem tem mais habilidades e se garante na programação);
  • Constante evolução da plataforma! Está sempre se atualizando;
  • É gratuito!

Funcionamento da plataforma de hospedagem de conteúdo

O WordPress disponibiliza duas versões aos usuários: o WordPress.com e o WordPress.org. Os dois formatos oferecem as seguintes funções:

  • Edição de layout (aparência do site);
  • Adição, programação e edição de posts no site ou blog;
  • Criação de páginas, menus, tags e categorias;
  • Moderação de comentários;
  • Inserção e edição de imagens, vídeos e áudios;
  • Acompanhamentos de dados de acesso;
  • Adição, edição e criação de plugins e extensões;
  • Agora vamos às diferenças entre as duas versões.

WordPress.com

É um sistema que oferece gratuitamente hospedagem de blogs e sites com o software do próprio WordPress.

Nessa versão não é necessário ter uma hospedagem e domínio registrado para começar a usar. Dessa forma, é possível se cadastrar de forma gratuita e ter um site com o domínio da plataforma “sitedaempresa.wordpress.com”.

Para ter um domínio personalizado é preciso assinar e pagar um plano da plataforma. Além disso, mais recursos podem ser liberados quando sua empresa paga um plano do WordPress.

Entre os recursos disponibilizados ao assinar um plano, estão os templates comprados e personalizados. Portanto, ao começar a pagar o WordPress sua empresa pode contar com diversas opções além dos templates gratuitos da plataforma.

WordPress.org

Já esse é caracterizado por ser um sistema de código aberto. É possível baixar de forma gratuita no WordPress e em seguida instalar em um servidor que sua empresa preferir.

Isso significa que, com o código aberto, sua empresa pode editar e customizar o site da forma que quiser. Além disso, esse formato possibilita o uso de todos os plugins, temas e diversos recursos sem a limitação que o WordPress.com possui.

Mas vale destacar que para utilizar o WordPress.org da melhor forma, é preciso que alguém da organização tenha conhecimentos em programação.

Diferenciais e benefícios do WordPress

Não é à toa que essa plataforma de hospedagem de site é popular e a mais utilizada no mundo inteiro. Além de tudo que foi citado acima no artigo, ainda podemos destacar alguns benefícios do WordPress:

  • Uso intuitivo para quem não tem expertise em programação;
  • Fácil instalação;
  • Possibilidade de uso em dispositivos móveis;
  • Troca de templates e layouts sem alterar o conteúdo;
  • Grande oferta de plugins e extensões.

Sobre esse último tópico, vale destacar que além de benefício, a possibilidade de utilização de plugins é um dos grandes diferenciais desse sistema. Isso porque o WordPress disponibiliza mais de 50 mil opções de plugins para melhorar a experiência do site da sua empresa.

Para quem ainda não está situado, os plugins são extensões que incrementam o uso da plataforma. Sendo assim, eles trazem vantagens tanto para administradores quanto para os visitantes e usuários do site da sua organização.

Um plugin bastante conhecido e utilizado para quem tem blog é o Yoast SEO. Ele serve para otimizar páginas e textos para motores de busca. Ou seja, ele mostra o caminho para que o texto fique melhor rankeado no Google.

Outros diferenciais do WordPress são:

  • Plataforma completa: inúmeras soluções para diversos tipos de operações digitais;
  • Boa experiência do usuário: a plataforma é intuitiva e facilita o gerenciamento de conteúdo;
  • Segurança garantida: alto nível de segurança por conta das atualizações, plugins específicos e atuação ativa da comunidade WordPress.

Minha empresa precisa de WordPress?

Se sua organização não tem um site, ainda restam dúvidas em ingressar no universo WordPress?

Como já citado acima, essa plataforma é indicada para todos os tipos de negócios, de pequenas a grandes empresas. Para se ter uma ideia, artistas como Beyoncé, a revista Forbes e até mesmo a Casa Branca possuem um site na plataforma.

Ter um site no WordPress pode ajudar muito na estratégia de marketing digital da sua empresa. Portanto, com um site e um blog atualizados, seus negócios podem atrair mais leads, aumentar a credibilidade da organização e, claro, se manter sempre atualizado.

É importante estar atento às tendências globais, e existe tendência mais global que ter um site no WordPress?

WordPress é com a Mali Content!

A Mali Content está preparada para ajudar sua empresa a fazer melhorias no conteúdo do seu site! Somos especialistas em produção de conteúdo, assessoria de imprensa e comunicação interna. Então entre em contato e conheça nossos serviços!