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Como colocar a minha empresa no Google: duas maneiras gratuitas para destacar um negócio

Diariamente, mais de sete bilhões de pesquisas são feitas no Google. O buscador é a primeira opção para obter alguma informação da maioria das pessoas que tem acesso à internet. Com a expressividade desses números, você deve estar se perguntando: colocar a minha empresa no Google? Nós damos a resposta neste texto!

O Google não divulga oficialmente a quantidade de acessos. Porém, há a suspeita de que as buscas possam chegar a 10 bilhões por dia.  

Os usuários pesquisam na ferramenta os mais inusitados tipos de informação. Às vezes é apenas o significado de uma palavra, a hora certa, uma receita, o endereço ou horário de funcionamento de algum local, o preço de um produto e até se homens engravidam, pasmem!

Mas o que interessa é que a qualquer dúvida ou necessidade, o Google é o primeiro a ser acessado.

Portanto, o seu negócio precisa estar no buscador!

Para isso, abaixo vamos apresentar duas maneiras gratuitas de colocar a sua empresa no Google.  

A importância da presença on-line

A quantidade de usuários trafegando pelo Google a cada minuto é gigantesca.

Desta forma, gigante também é a oportunidade que as empresas ganham de serem divulgadas no buscador.

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), estar na internet e bem posicionado nas ferramentas de busca pode trazer inúmeras vantagens.

Três grandes benefícios para a empresa são:

  • Ser encontrada pelos usuários
  • Construir um relacionamento com os clientes
  • Otimizar processos para novos negócios

Apenas essas vantagens já mostram a importância de a marca estar presente na web.

Mas não custa reforçar que a internet é um excelente canal para posicionar a marca no mercado, divulgar aos usuários serviços e produtos da empresa, assim como criar uma conexão com os clientes.  

Mas afinal, como colocar a minha empresa no Google?

Tornar a marca conhecida, fazer a divulgação do catálogo de serviços ou de itens, ganhar engajamento, conquistar usuários e fidelizar clientes… Parece um sonho, mas não é.

É possível conseguir tudo isso por meio de conhecimento, dedicação e estratégia, e, sim, sem gastar nenhum centavo.

Atualmente, é possível colocar a sua empresa no Google de forma gratuita.

Para ajudar nesse processo, selecionamos duas formas gratuitas para destacar a presença do seu negócio na internet.

Ambas possibilitam a conquista de novos clientes, bem como o ganho de autoridade na área de atuação.

Mas agora você deve estar se perguntando: diante de tantas buscas e diferentes empresas já presentes na web, como colocar minha empresa no Google e ainda se destacar?

Vamos contar os segredos!

Como colocar a minha empresa no Google de forma rápida?

O Google, além da rentabilidade com anúncios, tem como objetivo oferecer aos usuários a melhor resposta. 

A meta é dar o resultado mais completo, omais rápido e o mais assertivo. 

Ou seja, a companhia quer dar aos internautas a melhor experiência possível.

Além de oferecer as respostas mais rápidas e completas, o Google também traz resultados personalizados para o usuário de acordo com a localização.

Se um usuário paulistano pesquisar por um restaurante japonês, provavelmente receberá um resultado diferente de um que está em Minas Gerais fazendo a mesma busca.

Isso quer dizer que a sua empresa pode se destacar localmente. E essa é a maneira mais rápida de aparecer no Google.

Por meio da plataforma Google Meu Negócio, você cadastra a sua empresa e disponibiliza os dados on-line para os usuários.   

Ao criar uma conta na plataforma, além de manter uma ficha com informações sobre a empresa, a marca fica disponível para os clientes entrarem em contato. 

Além disso, com o perfil da marca no Google Meu Negócio, é possível encontrar a empresa no Google Maps.

Ou seja, além de estar presente no buscador do Google, a empresa também ficará disponível no serviço de pesquisa de mapas e rotas da companhia.

Veja como fazer:

Para se cadastrar no Google Meu Negócio, é preciso fazer o cadastro na página da ferramenta.

Contudo, antes é necessário ter um e-mail do Gmail. Se não tiver, é possível criar uma conta de e-mail no próprio site do Google Meu Negócio.  

Depois, serão solicitadas informações como o nome da empresa, o ramo de atividade, a localização, contatos e se o local recebe clientes, por exemplo.

Ao finalizar, a sua empresa já estará no Google! 

Mas calma, pois ainda há outras etapas que melhoram o ranqueamento na hora da busca dos usuários.

Uma delas é a verificação do perfil da empresa no Google Meu Negócio. A checagem permitirá confirmar se quem fez o cadastro no perfil é realmente o proprietário da empresa. 

Isso dá segurança aos proprietários, ao Google e também aos usuários que poderão consultar informações verdadeiras.  

Assim como a verificação, o preenchimento de todas as informações solicitadas pela plataforma ajuda a destacar o perfil no buscador.

Bônus:

Outra estratégia que pode melhorar o desempenho do perfil nas buscas é a atualização e personalização do perfil.

Atualizar os dados sempre que necessário, incluir imagens de boa qualidade, assim como interagir com os clientes são excelentes maneiras de ganhar destaque e melhorar os resultados da sua empresa na internet.

Qual é a outra forma de colocar a minha empresa no Google gratuitamente?

A outra maneira gratuita de colocar sua empresa no Google é por meio de um site.

Atualmente, há construtores de sites gratuitos, como o Wix, ou Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, como o WordPress, por exemplo.  

Entretanto, não basta ter um site. É preciso produzir conteúdos baseados em técnicas de SEO, a fim de melhorar o posicionamento nos buscadores.   

Para compreender melhor o que é SEO (Search Engine Optimization), podemos traduzir para o português como ‘otimização dos mecanismos de busca’.

Ou seja, trata-se de um conjunto de técnicas que potencializam os dispositivos de busca no meio digital.

As estratégias mais utilizadas de SEO para produção de conteúdo são:

  • Palavras-chave adequadas ao negócio
  • Conteúdo relevante e original
  • Links internos e externos
  • Imagens com descrições

Todavia, essas são apenas algumas técnicas para otimizar o site e, consequentemente, melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Contudo, os resultados não são tão imediatos e a frequência da publicação dos conteúdos é outro fator que é levado em conta pelo Google.

Desta forma, é importante manter-se constante quanto à periodicidade e à qualidade do material disponibilizado no site.  

A MALI Content pode facilitar o trabalho de criação de conteúdo para o seu site. Somos uma agência de conteúdo que conta com profissionais especializados.

Na MALI é possível escolher um pacote de conteúdos de acordo com a necessidade e condições da sua empresa, afinal, nossos produtos são personalizados.

Além disso, ao contratar nossos serviços, o seu negócio terá um planejamento de marketing de conteúdo exclusivo e o acompanhamento de uma de nossas diretoras, que acumulam mais de 20 anos de experiência em comunicação e marketing.  

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