Diariamente, mais de sete bilhões de pesquisas são feitas no Google. O buscador é a primeira opção para obter alguma informação da maioria das pessoas que tem acesso à internet. Com a expressividade desses números, você deve estar se perguntando: colocar a minha empresa no Google? Nós damos a resposta neste texto!
O Google não divulga oficialmente a quantidade de acessos. Porém, há a suspeita de que as buscas possam chegar a 10 bilhões por dia.
Os usuários pesquisam na ferramenta os mais inusitados tipos de informação. Às vezes é apenas o significado de uma palavra, a hora certa, uma receita, o endereço ou horário de funcionamento de algum local, o preço de um produto e até se homens engravidam, pasmem!
Mas o que interessa é que a qualquer dúvida ou necessidade, o Google é o primeiro a ser acessado.
Portanto, o seu negócio precisa estar no buscador!
Para isso, abaixo vamos apresentar duas maneiras gratuitas de colocar a sua empresa no Google.
A importância da presença on-line
A quantidade de usuários trafegando pelo Google a cada minuto é gigantesca.
Desta forma, gigante também é a oportunidade que as empresas ganham de serem divulgadas no buscador.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), estar na internet e bem posicionado nas ferramentas de busca pode trazer inúmeras vantagens.
Três grandes benefícios para a empresa são:
- Ser encontrada pelos usuários
- Construir um relacionamento com os clientes
- Otimizar processos para novos negócios
Apenas essas vantagens já mostram a importância de a marca estar presente na web.
Mas não custa reforçar que a internet é um excelente canal para posicionar a marca no mercado, divulgar aos usuários serviços e produtos da empresa, assim como criar uma conexão com os clientes.
Mas afinal, como colocar a minha empresa no Google?
Tornar a marca conhecida, fazer a divulgação do catálogo de serviços ou de itens, ganhar engajamento, conquistar usuários e fidelizar clientes… Parece um sonho, mas não é.
É possível conseguir tudo isso por meio de conhecimento, dedicação e estratégia, e, sim, sem gastar nenhum centavo.
Atualmente, é possível colocar a sua empresa no Google de forma gratuita.
Para ajudar nesse processo, selecionamos duas formas gratuitas para destacar a presença do seu negócio na internet.
Ambas possibilitam a conquista de novos clientes, bem como o ganho de autoridade na área de atuação.
Mas agora você deve estar se perguntando: diante de tantas buscas e diferentes empresas já presentes na web, como colocar minha empresa no Google e ainda se destacar?
Vamos contar os segredos!
Como colocar a minha empresa no Google de forma rápida?
O Google, além da rentabilidade com anúncios, tem como objetivo oferecer aos usuários a melhor resposta.
A meta é dar o resultado mais completo, omais rápido e o mais assertivo.
Ou seja, a companhia quer dar aos internautas a melhor experiência possível.
Além de oferecer as respostas mais rápidas e completas, o Google também traz resultados personalizados para o usuário de acordo com a localização.
Se um usuário paulistano pesquisar por um restaurante japonês, provavelmente receberá um resultado diferente de um que está em Minas Gerais fazendo a mesma busca.
Isso quer dizer que a sua empresa pode se destacar localmente. E essa é a maneira mais rápida de aparecer no Google.
Por meio da plataforma Google Meu Negócio, você cadastra a sua empresa e disponibiliza os dados on-line para os usuários.
Ao criar uma conta na plataforma, além de manter uma ficha com informações sobre a empresa, a marca fica disponível para os clientes entrarem em contato.
Além disso, com o perfil da marca no Google Meu Negócio, é possível encontrar a empresa no Google Maps.
Ou seja, além de estar presente no buscador do Google, a empresa também ficará disponível no serviço de pesquisa de mapas e rotas da companhia.
Veja como fazer:
Para se cadastrar no Google Meu Negócio, é preciso fazer o cadastro na página da ferramenta.
Contudo, antes é necessário ter um e-mail do Gmail. Se não tiver, é possível criar uma conta de e-mail no próprio site do Google Meu Negócio.
Depois, serão solicitadas informações como o nome da empresa, o ramo de atividade, a localização, contatos e se o local recebe clientes, por exemplo.
Ao finalizar, a sua empresa já estará no Google!
Mas calma, pois ainda há outras etapas que melhoram o ranqueamento na hora da busca dos usuários.
Uma delas é a verificação do perfil da empresa no Google Meu Negócio. A checagem permitirá confirmar se quem fez o cadastro no perfil é realmente o proprietário da empresa.
Isso dá segurança aos proprietários, ao Google e também aos usuários que poderão consultar informações verdadeiras.
Assim como a verificação, o preenchimento de todas as informações solicitadas pela plataforma ajuda a destacar o perfil no buscador.
Bônus:
Outra estratégia que pode melhorar o desempenho do perfil nas buscas é a atualização e personalização do perfil.
Atualizar os dados sempre que necessário, incluir imagens de boa qualidade, assim como interagir com os clientes são excelentes maneiras de ganhar destaque e melhorar os resultados da sua empresa na internet.
Qual é a outra forma de colocar a minha empresa no Google gratuitamente?
A outra maneira gratuita de colocar sua empresa no Google é por meio de um site.
Atualmente, há construtores de sites gratuitos, como o Wix, ou Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo, como o WordPress, por exemplo.
Entretanto, não basta ter um site. É preciso produzir conteúdos baseados em técnicas de SEO, a fim de melhorar o posicionamento nos buscadores.
Para compreender melhor o que é SEO (Search Engine Optimization), podemos traduzir para o português como ‘otimização dos mecanismos de busca’.
Ou seja, trata-se de um conjunto de técnicas que potencializam os dispositivos de busca no meio digital.
As estratégias mais utilizadas de SEO para produção de conteúdo são:
- Palavras-chave adequadas ao negócio
- Conteúdo relevante e original
- Links internos e externos
- Imagens com descrições
Todavia, essas são apenas algumas técnicas para otimizar o site e, consequentemente, melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca.
Contudo, os resultados não são tão imediatos e a frequência da publicação dos conteúdos é outro fator que é levado em conta pelo Google.
Desta forma, é importante manter-se constante quanto à periodicidade e à qualidade do material disponibilizado no site.
A MALI Content pode facilitar o trabalho de criação de conteúdo para o seu site. Somos uma agência de conteúdo que conta com profissionais especializados.
Na MALI é possível escolher um pacote de conteúdos de acordo com a necessidade e condições da sua empresa, afinal, nossos produtos são personalizados.
Além disso, ao contratar nossos serviços, o seu negócio terá um planejamento de marketing de conteúdo exclusivo e o acompanhamento de uma de nossas diretoras, que acumulam mais de 20 anos de experiência em comunicação e marketing.
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