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Entenda a importância do conteúdo humanizado para sua estratégia de marketing

Sua empresa tem um produto inovador, um serviço que é extremamente útil para o público, a solução para aquela dor latente do consumidor? Mas você e sua equipe não estão conseguindo atingir seu cliente ideal com a comunicação? Talvez o que esteja faltando seja um conteúdo humanizado.

Esse tipo de conteúdo é essencial para a estratégia de marketing digital do seu negócio, porque é ele que consegue se conectar com as pessoas. Além de ter os melhores serviços e/ou produtos, é preciso saber como comunicar ao seu cliente ideal.

O conteúdo humanizado é aquele que conversa com a sua persona, que gera interesse, identificação, confiança e até mesmo afeto. Para isso, é necessário:

  • Trazer informações relevantes;
  • Contar boas histórias;
  • Trazer valor para o seu potencial cliente.

Para que sua empresa comece esse trabalho, antes de tudo, o pensamento de que clientes são apenas números precisa ir embora. Pensando assim, é preciso enxergar seu público-alvo como ele realmente é: uma pessoa, assim como você, assim como os membros da sua equipe.

É importante lembrar também que o marketing de conteúdo é feito por pessoas, para pessoas. Sendo assim, ao produzir conteúdo humanizado tem que levar em consideração os gostos, interesses, dúvidas, necessidades, emoções e sentimentos da sua persona.

Quer saber mais sobre a importância do conteúdo humanizado e como começar a introduzir esse recurso na sua estratégia de marketing? Então siga conosco neste artigo e fique por dentro das novidades da comunicação corporativa que podem ajudar sua startup.

Saiba mais sobre o conceito de conteúdo humanizado

Esse conceito de conteúdo está dentro de um conceito que coloca o ser humano no centro das estratégias de marca, o humam experience ou simplesmente experiência humana. Dessa forma, a estratégia não é mais focada no usuário (user experience) e nem no consumidor (costumer experience), mas de fato no ser humano.

O conteúdo humanizado é centrado nas pessoas e não em produtos da organização, volume de publicações e nem na velocidade de produção. Portanto, o intuito desse conteúdo é conversar com as pessoas, entender suas necessidades e entregar algo de valor para sua vida.

De forma prática, para quem consome esse tipo de conteúdo, é aquele que você pensa “isso foi feito para mim”, “parece que leu minha mente” e pensamentos similares. Mas para isso, é preciso conhecer os pilares do conteúdo humanizado.

  • Propósito: é importante transmitir ao seu público o propósito, a essência, da sua marca por meio do conteúdo;
  • Emoção: aproveite o conteúdo humanizado para despertar emoção no cliente, trate com pessoalidade. Afinal, seu cliente não gostaria de ser atendido por um robô;
  • Ética: a verdade e transparência são essenciais para conquistar a confiança da sua persona;
  • Empatia: ao criar um conteúdo se coloque no lugar do cliente e busque compreender qual a opinião dele sobre sua empresa, seus serviços e produtos.

4 passos para humanizar o conteúdo da sua organização

1 – Identifique e entenda sua persona

Ao identificar e definir sua persona, sua empresa consegue ter mais detalhes sobre seu público. Isso faz com que sua equipe, de fato, conheça seu cliente ideal e saiba se comunicar com ele.

2 – Aproveite da melhor forma o storytelling

Esse é um passo importante na produção de conteúdo humanizado. Sendo assim, o storytelling para empresas, como qualquer boa história, precisa ter começo, meio e fim. A história deve apresentar uma dor e ao final resolvê-la.

Utilizar acontecimentos e situações da vida real pode garantir que o público se identifique e entenda melhor a história. Com isso, os clientes se identificam em situações onde seu produto agregará valor à solução do problema deles.

3 – Utilize o recurso de falar em primeira pessoa

Esse tipo de conteúdo demanda personalização. Por isso, busque sempre usar a primeira pessoa (eu ou nós). Porque isso ajuda a criar:

  • Identificação;
  • Proximidade;
  • Intimidade;
  • Pertencimento.

4 – Produza um conteúdo simples

Uma dificuldade das empresas em criar conteúdo humanizado está na falta de tato na hora de se comunicar. Por isso, acabam usando uma linguagem mais rebuscada, mais técnica. Quando o segredo é deixar o conteúdo cada vez mais simples para quem está consumindo.

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