O Instagram se tornou conhecido por ser uma rede social para compartilhamento de foto, mas, hoje, ele vai muito além disso. O canal, que é muito eficiente para engajar e converter, também tem crescido muito como uma vitrine e loja digital. Por isso, as marcas precisam olhar estrategicamente para o espaço, pois vender pelo Instagram já é uma realidade efetiva e indispensável para os negócios.
O Instagram já possui só no Brasil mais de 95 milhões de usuários, sendo a terceira rede social mais usada por aqui. Recentemente, adicionou novas ferramentas com o objetivo de potencializar as vendas pelo aplicativo. Assim, o e-commerce tem uma oportunidade de vender os seus produtos e serviços também por meio dessa plataforma, que tem ganhado cada vez mais adeptos quando o assunto é negócios.
Os próprios usuários utilizam a rede para fazer pesquisas de marcas, seguem perfis daquelas que mais gostam e, ao conhecerem os produtos por lá, visitam o site depois. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Locowise, 75% do público ativo do Instagram já fizeram uma ação a partir de uma publicidade que viram no canal – e isso pode ser, como mencionado, uma visita ao site da marca.
Assim, investir no Instagram se tornou algo fundamental para vendas e ganho de visibilidade no mundo online, além da oportunidade de atrair e interagir com o público-alvo. É importante inserir a rede social na estratégia de marketing de conteúdo da empresa. Além disso, por meio dele, a marca pode acompanhar a sua performance ao checar as métricas, leads conquistados e taxas de conversão. Vem conferir mais dicas.
6 dicas de como vender pelo Instagram
1 – Faça um perfil comercial
Para começar, a marca precisa ter um perfil comercial no Instagram. Dessa forma, será possível ter mais benefícios dentro da plataforma, como monitorar a performance, obter dados relevantes do que está sendo anunciado, acesso a botões que levam a pessoa ao site da marca, entre outros. A conta comercial no Instagram é gratuita e pode ser criada diretamente no aplicativo.
2 – Adicione a bio do seu negócio
Nessa parte a empresa precisa adicionar as informações sobre o seu negócio de forma sucinta e estratégica. É nesta área que o público irá conhecer a marca, o seu segmento e propósito. E isso pode ser feito ao inserir uma frase na bio com até 150 caracteres, de uma forma atrativa para que o usuário tenha interesse de segui-la. Por fim, junto com a foto e o texto também estarão o site da loja e o telefone para contato.
3 – Foque o conteúdo na persona
É importante criar conteúdo para o Instagram seguindo a buyer persona do negócio, isto é, um personagem semi-fictício. O que será postado precisa gerar interesse para o público e, assim, fazer com o que ele queira se manter ali. Ao pensar nos conteúdos de acordo com as preferências de consumo da persona, a loja estará também oferecendo soluções para o que ela precisa.
4 – Invista em campanha pagas
As campanhas pagas são muito eficientes para aumentar as vendas. Por isso, se a marca deseja atingir resultados rápidos, essa é uma opção que deve ser levada em consideração dentro do planejamento. A campanha pode ser feita por meio do Instagram Ads, que permite veicular anúncios no feed e nos stories. Além disso, ela pode ser feita de diferentes formatos: foto, vídeo e carrossel. Também é possível segmentar o anúncio, acessar métricas e insights e ter mais destaque no feed.
5 – Faça conteúdos criativos e de qualidade
Fazer um conteúdo interessante, criativo e que agregue valor à persona é fundamental no Instagram. Dessa forma, a marca criará um relacionamento com o público que ajudará, inclusive, a ter mais atenção dele quando decidir fazer um anúncio focado em vendas. O indicado é desenvolver um calendário editorial, definindo previamente o material que será publicado ao longo do mês.
É interessante também usar o recurso de vídeo para interagir com o público, como, por exemplo, ao responder dúvidas pelos stories ou para oferecer conteúdos informativos. Além disso, a marca precisa sempre ter o cuidado de postar fotos de qualidade e que crie uma harmonia no seu feed.
6 – Divulgue cases da marca
Esse item é essencial para vender pelo Instagram, pois quando os usuários veem que os clientes estão satisfeitos, gera maior confiança e interesse. Por isso, a dica é divulgar na plataforma a experiência que os consumidores tiveram com o produto ou serviço, por meio de depoimentos concedidos por eles. Outra ideia que funciona bem é compartilhar o que eles publicam no perfil pessoal, com alguma menção sobre o que achou da compra, gerando, assim, prova social.
Erros que a marca não deve cometer no Instagram
Essas são algumas das principais dicas de como a marca pode vender pelo Instagram. E ainda dá para explorar mais. Do mesmo modo, assim como existem muitas formas de aproveitar esse canal para vendas, é importante tomar cuidado para não cometer alguns erros, como postar fotos de qualidade ruim, fazer legendas que não são atrativas ou que destoam do seu propósito, fazer um feed nada profissional, entre outros.
Outro ponto que é importante destacar é a frequência e consistência de postagens. Esses dois precisam caminhar juntos para que a marca tenha presença ativa na rede social e o público não a deixe de seguir. Como mencionado acima, o ideal é criar um calendário editorial e produzir os conteúdos antecipadamente. A empresa tem a opção ainda de automatizar os posts, programando todos eles para o mês inteiro por meio de plataformas que oferecem esse tipo de serviço.
O Instagram, apesar de ser muito importante para os negócios, tem as suas próprias regras. Por conta disso, a marca pode até ser suspensa caso faça alguma postagem que não esteja alinhada às diretrizes da plataforma. Assim, é fundamental ter uma equipe dedicada, que conheça bem essas normas de postagem e de hashtags, para que possa lidar harmonicamente com o canal.
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