Como vender pelo Instagram? Confira 6 dicas infalíveis

O Instagram se tornou conhecido por ser uma rede social para compartilhamento de foto, mas, hoje, ele vai muito além disso. O canal, que é muito eficiente para engajar e converter, também tem crescido muito como uma vitrine e loja digital. Por isso, as marcas precisam olhar estrategicamente para o espaço, pois vender pelo Instagram já é uma realidade efetiva e indispensável para os negócios. 

O Instagram já possui só no Brasil mais de 95 milhões de usuários, sendo a terceira rede social mais usada por aqui. Recentemente, adicionou novas ferramentas com o objetivo de potencializar as vendas pelo aplicativo. Assim, o e-commerce tem uma oportunidade de vender os seus produtos e serviços também por meio dessa plataforma, que tem ganhado cada vez mais adeptos quando o assunto é negócios. 

Os próprios usuários utilizam a rede para fazer pesquisas de marcas, seguem perfis daquelas que mais gostam e, ao conhecerem os produtos por lá, visitam o site depois. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Locowise, 75% do público ativo do Instagram já fizeram uma ação a partir de uma publicidade que viram no canal – e isso pode ser, como mencionado, uma visita ao site da marca. 

Assim, investir no Instagram se tornou algo fundamental para vendas e ganho de visibilidade no mundo online, além da oportunidade de atrair e interagir com o público-alvo. É importante inserir a rede social na estratégia de marketing de conteúdo da empresa. Além disso, por meio dele, a marca pode acompanhar a sua performance ao checar as métricas, leads conquistados e taxas de conversão. Vem conferir mais dicas.

6 dicas de como vender pelo Instagram

1 – Faça um perfil comercial 

Para começar, a marca precisa ter um perfil comercial no Instagram. Dessa forma, será possível ter mais benefícios dentro da plataforma, como monitorar a performance, obter dados relevantes do que está sendo anunciado, acesso a botões que levam a pessoa ao site da marca, entre outros. A conta comercial no Instagram é gratuita e pode ser criada diretamente no aplicativo.

2 – Adicione a bio do seu negócio

Nessa parte a empresa precisa adicionar as informações sobre o seu negócio de forma sucinta e estratégica. É nesta área que o público irá conhecer a marca, o seu segmento e propósito. E isso pode ser feito ao inserir uma frase na bio com até 150 caracteres, de uma forma atrativa para que o usuário tenha interesse de segui-la. Por fim, junto com a foto e o texto também estarão o site da loja e o telefone para contato.  

3 – Foque o conteúdo na persona 

É importante criar conteúdo para o Instagram seguindo a buyer persona do negócio, isto é, um personagem semi-fictício. O que será postado precisa gerar interesse para o público e, assim, fazer com o que ele queira se manter ali. Ao pensar nos conteúdos de acordo com as preferências de consumo da persona, a loja estará também oferecendo soluções para o que ela precisa. 

4 – Invista em campanha pagas

As campanhas pagas são muito eficientes para aumentar as vendas. Por isso, se a marca deseja atingir resultados rápidos, essa é uma opção que deve ser levada em consideração dentro do planejamento. A campanha pode ser feita por meio do Instagram Ads, que permite veicular anúncios no feed e nos stories. Além disso, ela pode ser feita de diferentes formatos: foto, vídeo e carrossel. Também é possível segmentar o anúncio, acessar métricas e insights e ter mais destaque no feed. 

5 – Faça conteúdos criativos e de qualidade

Fazer um conteúdo interessante, criativo e que agregue valor à persona é fundamental no Instagram. Dessa forma, a marca criará um relacionamento com o público que ajudará, inclusive, a ter mais atenção dele quando decidir fazer um anúncio focado em vendas. O indicado é desenvolver um calendário editorial, definindo previamente o material que será publicado ao longo do mês. 

É interessante também usar o recurso de vídeo para interagir com o público, como, por exemplo, ao responder dúvidas pelos stories ou para oferecer conteúdos informativos. Além disso, a marca precisa sempre ter o cuidado de postar fotos de qualidade e que crie uma harmonia no seu feed. 

6 – Divulgue cases da marca

Esse item é essencial para vender pelo Instagram, pois quando os usuários veem que os clientes estão satisfeitos, gera maior confiança e interesse. Por isso, a dica é divulgar na plataforma a experiência que os consumidores tiveram com o produto ou serviço, por meio de depoimentos concedidos por eles. Outra ideia que funciona bem é compartilhar o que eles publicam no perfil pessoal, com alguma menção sobre o que achou da compra, gerando, assim, prova social.

Erros que a marca não deve cometer no Instagram

Essas são algumas das principais dicas de como a marca pode vender pelo Instagram. E ainda dá para explorar mais. Do mesmo modo, assim como existem muitas formas de aproveitar esse canal para vendas, é importante tomar cuidado para não cometer alguns erros, como postar fotos de qualidade ruim, fazer legendas que não são atrativas ou que destoam do seu propósito, fazer um feed nada profissional, entre outros. 

Outro ponto que é importante destacar é a frequência e consistência de postagens. Esses dois precisam caminhar juntos para que a marca tenha presença ativa na rede social e o público não a deixe de seguir. Como mencionado acima, o ideal é criar um calendário editorial e produzir os conteúdos antecipadamente. A empresa tem a opção ainda de automatizar os posts, programando todos eles para o mês inteiro por meio de plataformas que oferecem esse tipo de serviço. 

O Instagram, apesar de ser muito importante para os negócios, tem as suas próprias regras. Por conta disso, a marca pode até ser suspensa caso faça alguma postagem que não esteja alinhada às diretrizes da plataforma. Assim, é fundamental ter uma equipe dedicada, que conheça bem essas normas de postagem e de hashtags, para que possa lidar harmonicamente com o canal.  

Na MALI Content oferecemos diversos tipos de serviços, como produção de conteúdo, consultoria, comunicação interna e assessoria de imprensa. Caso a sua empresa tenha o objetivo de vender pelo Instagram, entre em contato para saber mais.   A agência conta com profissionais qualificados prontos para colocar sua empresa em posição de destaque. Conheça nossos serviços

ebook sobre printerest

Sua marca no Pinterest

Faça mais negócios!

DEIXE SEU TEXTO PODEROSO

Compartilhe este conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Outros conteúdos

Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

Data marketing: descubra o que é e como pode beneficiar seus negócios

No que se refere a estratégias para divulgação e vendas, a todo momento surge algo novo. Ou até mesmo, algo…
Saiba como fazer um bom marketing para Black Friday

Saiba como fazer um bom marketing para Black Friday

Uma das datas mais lucrativas para o comércio está chegando! Com a vacinação avançada e a retomada de horários flexíveis…
Conteúdo interativo: entenda sua relevância na estratégia de engajamento

Conteúdo interativo: entenda sua relevância na estratégia de engajamento

O conceito de conteúdo interativo é algo bem simples: é todo material que possibilita a interação do internauta (no caso…
Marketing digital: entenda a importância para seus negócios

Marketing digital: entenda a importância para seus negócios

Desde que o mundo (corporativo) é mundo, o marketing se faz presente como parte fundamental do crescimento dos negócios. Mas…
Por que automatizar o envio de e-mail marketing?

Por que automatizar o envio de e-mail marketing?

O envio de e-mail marketing deve fazer parte da estratégia da sua empresa quando o assunto é comunicação e vendas.…
Marketing para e-commerce: saiba como montar uma boa estratégia

Marketing para e-commerce: saiba como montar uma boa estratégia

Os anos de 2020 e 2021 podem ser considerados o boom para as vendas online! Quem já sabia das estratégias…

Inscreva-se e fique atualizado por dentro antenado

Receba nossos conteúdos exclusivos
sobre marketing de conteúdo.

Antes de ir , baixe o infográfico gratuito!