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SEO para Youtube: saiba como otimizar vídeos de acordo com os mecanismos de busca

Não é novidade que os vídeos vêm ganhando cada vez mais destaque quando o assunto é produção de conteúdo. Dessa forma, as plataformas de vídeo também acabam recebendo uma atenção especial. Por isso, se atentar ao SEO para Youtube da sua empresa é fundamental para o sucesso do marketing dos seus negócios.

O foco no Youtube é simplesmente pelo fato dele se caracterizar como a maior plataforma de vídeos do mundo. Além disso, ele também é uma das maiores fontes de pesquisa na internet, ficando atrás apenas do Google.

Segundo a Alphabet, o Youtube arrecadou R$ 36 bilhões em receita de publicidade durante o segundo trismestre de 2021. Além disso, estudos de mercado apontam a plataforma como a ferramenta mais importante para impulsionar negócios no meio digital.

Isso quer dizer que ele se consolida como o segundo canal de mídia social mais popular para compartilhamento de conteúdo. Com isso, fica atrás apenas do Facebook. Ou seja, SEO para Youtube é mais do que necessário para que seus negócios alcancem mais pessoas.

Quer saber mais sobre o assunto e os benefícios para sua organização? Então siga neste artigo.

Entenda o que é o SEO para Youtube

Antes de tudo, vamos relembrar o que significa SEO. Search Engine Optimization se define como um conjunto de estratégias de otimização, que visa a experiência do usuário. Por isso, o SEO tem o objetivo de melhorar o posicionamento de uma página nos mecanismos de pesquisa da internet.

Para que mecanismos de busca considerem uma página como a melhor opção para que o internauta procura, eles levam em consideração questões de:

  • Programação;
  • Design;
  • Produção de conteúdo;
  • Relacionamento com outros sites.

Ou seja, é um trabalho que envolve a união de diversas áreas, é um esforço em conjunto. Por isso, não é responsabilidade e nem sucesso de uma área só. As equipes internas da empresa precisam conversar.

Quando falamos de SEO para Youtube, é que a plataforma oferece seu próprio sistema de busca. Isso para que os usuários do site encontrem facilmente os canais e vídeos que procuram para tirar dúvidas, aprender ou apenas curtir uma música.

Funcionamento do mecanismo de busca do Youtube

Para fazer um bom SEO para Youtube é importante, primeiro, entender o que ele leva em consideração. Porque só assim você e sua equipe terão um direcionamento correto para produção de conteúdo, encaixe de layout e tudo que permeia a questão de subir um vídeo na plataforma.

Como o Youtube foi comprado pelo Google, a plataforma utiliza a mesma inteligência de pesquisa do buscador. Ou seja, o oferecimento da melhor experiência de busca ao usuário. Por isso, o SEO para Youtube considera coisas como:

  • Histórico de pesquisa e navegação do usuário;
  • Critérios de engajamento (canais e vídeos que recebem muitos comentários e com frequência);
  • Preenchimento correto de título, tags e descrição ganham mais destaque do que vídeos que não preenchem algum desses campos.

Vale destacar que vídeos do Youtube não disputam apenas com os vídeos da própria plataforma. Mas também com outros sites do Google. Isso porque, quando alguém faz uma pesquisa no Google, ele oferece um carrossel do Youtube como opções de resultado.

Saiba como fazer um bom SEO para Youtube

Ter um canal da empresa, começar a produzir vídeos do segmento de interesse e com conteúdo de relevância para o seu público já é um primeiro passo. Porque um dos passos mais difíceis é começar!

Após ter o canal, personalizá-lo com a identidade visual da empresa e visar as tendências, chegou a hora de pensar no SEO para Youtube.

Busca por palavras-chave

Da mesma forma que essa busca é feita para a produção de textos para blog, deve ser feita para vídeos também. Por isso, seu time deve procurar as palavras-chave do seu segmento e que seus clientes possam ter interesse.

A partir dessa pesquisa os temas para a produção de vídeos serão melhor norteados. Dessa forma, é possível criar um cronograma de conteúdos relevantes para o canal da organização.

Atenção na hora de criar o título

Para criar um bom título é importante lembrar que o SEO para Youtube considera os títulos que carregam a palavra-chave. Por isso, na hora de escrever lembre de:

  • Ter um título interessante (com a palavra-chave);
  • Fazer um título objetivo e conciso;
  •  A frase precisa ter uma média de 47 a 48 caracteres.

Não esqueça das tags

Como já foi dito anteriormente, as tags são levadas em consideração pelos mecanismos de busca. Isso porque as tags identificam os assuntos de um vídeo no Youtube. Por isso, é aconselhável usar de 6 a 8 palavras para as tags.

Invista na descrição do vídeo

A descrição do vídeo é parte importante do SEO para Youtube, parte da descrição aparece nos resultados de busca. Portanto, é preciso levar algumas coisas em consideração, como por exemplo:

  • Informações principais logo no começo da descrição;
  • Uso da palavra-chave principal e de palavras-chave relacionadas ao tema do vídeo;
  • Uso do CTA – Call to Action;
  • Você pode adicionar links que sejam relevantes para o assunto do vídeo e para o público;
  • Se quiser, insira hashtags. No entanto, não esqueça de usar até 15.

Faça vídeos mais longos sempre que possível

O SEO para Youtube prioriza vídeos mais longos. Vídeos com menos de 2 minutos ficam mal posicionados na plataforma. Por isso, sempre que um assunto render, procure fazer vídeos mais longos e aprofundados.

Conte com a Mali Content

Agora que você já entendeu a importância do SEO para Youtube, que tal começar a aplicar no canal da sua organização? Conte com a equipe Mali Content neste processo!

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