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Storytelling para negócios: entenda como essa ferramenta é valiosa para sua empresa

Saiba como utilizar o storytelling para negócios como estratégia para as ações de marketing do seu e-commerce

A técnica de storytelling para negócios vem ganhando mais espaço e destaque nas estratégias de marketing. Isso acontece porque contar histórias da maneira certa, é capaz de humanizar as marcas, aproximar empresas e consumidores. Ele serve para provocar sentimentos e prender a atenção do leitor ou ouvinte.

O storytelling tem a função para atrair mais clientes e, inevitavelmente, melhorar as vendas da empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo esse texto.

Saiba o que é storytelling e como aplicá-lo

A técnica de storytelling é a forma de contar uma história com um enredo elaborado e que contenha uma narrativa envolvente, para a história ser bem construída deve-se usar palavras e recursos audiovisuais.

Uma forma de pensar em como começar é contar a história de como surgiu a ideia do seu negócio, pois sempre há uma, ela pode ser da ideia para um produto ou sobre o crescimento da empresa. Essa história pode conter elementos de grande envolvimento emocional, como sonhos, dificuldades, superações, entre outras emoções.

Narrar essa história, com os detalhes sobre o desenvolvimento, é uma estratégia excelente para que seus clientes, fornecedores e até mesmo colaboradores entendam porque vale a pena comprar/investir no seu serviço ou produto e desenvolvam uma relação com sua marca.

Você pode contar a mesma história que muitas pessoas, mas se você narrar a sua versão, o seu ponto de vista ela será única, isso garante que este é um material único.

O storytelling para empresas, como qualquer boa história, precisa ter começo, meio e fim. Geralmente pode-se começar com um problema, o meio é a jornada percorrida para resolvê-lo e o fim são as soluções e ideias eficazes para resolver este problema, explicando como toda essa jornada levou a criação do seu produto ou serviço.

Utilizar acontecimentos e situações da vida real pode garantir que o público se identifique e entenda melhor a história, com isso, faz com que os clientes possam identificar situações onde seu produto agregará valor à solução do problema deles.

Veja quais são os principais elementos do storytelling?

Mesmo não existindo uma receita para contar boas histórias, existem quatro elementos que estão sempre presentes. Então, vamos começar pelo mais importante.

  1. Mensagem
    Geralmente o storytelling para negócios pode ser dividido em duas partes:

story: a história e a mensagem que serão contadas;
telling: a forma como essa mensagem é apresentada.

Contar uma história com o enredo forte é fundamental para que o recebimento seja um sucesso, independente da forma como ela será contada. Mas se o enredo for fraco, a forma de transmiti-la não importará. A ideia a ser passada é o que pode transformar e marcar a vida das pessoas.

Textos, histórias e palestras que causam entusiasmo momentâneo existem aos montes, mas conteúdos que fazem com que você continue lembrando deles, que marcam de verdade são poucos.

  1. Ambiente
    A história precisa acontecer em algum lugar, então, desenvolver um ambiente bem descrito facilita para que o público fique submerso na jornada e imagine as situações narradas.
  2. Personagem
    O personagem é quem protagoniza toda a jornada e sofre a transformação que leva à transmissão da mensagem.
  3. Conflito
    O principal fator que deixa o público interessado na história é o conflito: o desafio que surge para o personagem para motivá-lo a percorrer toda a jornada. Uma problemática muito simples não gera identificação, afinal, conquistas muito fáceis não costumam ser valorizadas.

Ele deve ser mais elaborado e também não pode ser facilmente superado. Sem esses detalhes teríamos uma história romantizada, que pode até incitar emoções, mas dificilmente gera identificação. Portanto, o conflito deve exigir a transformação do personagem para que ele seja superado.

Vale lembrar que além desses detalhes, o storytelling é feito para estar conectado com acontecimentos e situações reais, se você criar uma história fantasiada e falsa pode correr o risco de de tirar a credibilidade da empresa.

Conheça os benefícios do storytelling para negócios

O storytelling possui o objetivo de criar uma ligação durante a comunicação entre a marca e os consumidores, essa é uma de suas principais vantagens. Usando essa estratégia fica mais fácil criar um relacionamento com o público e fazer com que as pessoas se identifiquem com a mensagem que aquela organização quer passar.

O storytelling para negócios possui relação com uma jornada. Nesta história, o personagem possui um problema, então é criado um desenvolvimento e no final dessa história é apresentada a solução que, normalmente, é o produto oferecido pela empresa. Com esta estratégia o público se identifica com a situação exposta, gerando assim um relacionamento e conquistando a confiança do consumidor.

Quanto mais utilizar essas estratégias de marketing, mais engajamento sua empresa, seus produtos e serviços terão no mercado, o que pode, inclusive, ajudar nas ações de venda do seu e-commerce.

A marca Dove é um exemplo neste sentido. Há alguns anos a marca vem utilizando o storytelling para fortalecer seu produto como ideal para consumidores reais. Uma de suas campanhas mais marcantes é, sem dúvidas, a Retratos da Beleza Real, lançada em 2013, em que a empresa contratou um artista para desenhar as pessoas participantes em duas situações: as descritas por elas mesmas e as descritas por pessoas desconhecidas.

A Dove queria mostrar que a marca é feita para pessoas reais, que possuem corpos e marcas reais, não para modelos com padrão de beleza inalcançável. Com isso o público se reconheceu nessa narrativa nova, e assim os vídeos viralizaram.

É muito mais efetivo narrar uma história que ilustra os benefícios e as vantagens de determinado produto ou serviço do que apenas descrevê-lo de maneira “fria” e focada apenas na relação “compra e venda”.

Uma propaganda mais invasiva não é a preferida do público, aquelas que são focadas apenas na intenção de vender algo de maneira insistente são as que mais repelem sua atenção. O storytelling para negócios é uma estratégia mais sutil de promoção, já que o objetivo é gerar uma conexão emocional com o público.

Como o Storytelling pode ajudar no sucesso da empresa

Uma empresa que pretende aumentar suas vendas e lucros pode utilizar a área de marketing para criar conteúdos com técnicas de storytelling.

Para que esse sucesso seja alcançado, é importante contar com profissionais que saibam como implementar essa estratégia de forma assertiva no seu negócio. Para realizar esse serviço adequadamente entre em contato com a Mali Content.

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