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Marketing interativo: entenda a importância desse artifício para sua comunicação

No “multiverso” do marketing muitas são as nomenclaturas, desdobramentos do conceito e novidades para aperfeiçoar a área. Uma dessas tendências é o marketing interativo, uma forma de aumentar o envolvimento e melhorar resultados.

Se destacar no mercado hoje é algo fundamental para os negócios, ainda mais em um mundo cada vez mais digital. O marketing interativo chega como uma estratégia que visa conhecer os usuários por meio da interação.

A partir disso, essa estratégia busca construir um diálogo permanente com o público. Com isso, conhecê-los melhor, moldar suas preferências e ir trabalhando os produtos e serviços que sua empresa oferece de acordo com tudo que vocês sabem e trocam com o público.

No entanto, assim como toda estratégia, seja de marketing ou de outra área de trabalho, é essencial que haja empenho. Para que o marketing interativo comece a “fazer efeito” nos seus negócios, é preciso que sua equipe pense nas melhores formas de interagir com o público e o que fazer após essa interação.

Por isso, é mais essencial ainda que sua empresa conheça seu público-alvo, sua persona. Para falar com assertividade e empatia.

Quer saber mais sobre marketing interativo, seu diferencial e suas vantagens? Então siga conosco neste artigo.

Diferencial do marketing interativo

Um dos grandes diferenciais e o motivo pelo qual o marketing interativo se destaca é a exigência do passo à frente da buyer persona. É preciso que o usuário se envolva com a marca para que essa estratégia se desenvolva.

Em vez de apenas ler um texto, assistir a um vídeo, enfim, apenas receber uma informação da sua marca, o cliente tem a opção de interagir com o que sua empresa está oferecendo. O marketing interativo pode ser feito através de:

  • Quizzes;
  • Infográficos;
  • Jogos;
  • Transmissões ao vivo;
  • Vídeos e muito mais!

O marketing interativo convida o público a interagir e, verdadeiramente, se envolver com a marca em troca de algo de valor.

Quando você convida o cliente para uma ação em vez de esperar que o mesmo o faça, é mais impactante e, com certeza, marca mais aquele usuário. Por isso, investir tempo e recursos no marketing interativo pode ser interessante para o futuro dos seus negócios.

Como o marketing interativo pode ser mais efetivo

Uma das principais coisas para ter em mente com essa estratégia é que sua empresa ( sua marca) precisa fazer uma troca com o público. Para isso, é essencial identificá-lo, conhecê-lo e ter consciência que é uma via de mão dupla, pois o controle não está apenas com a sua equipe.

Com a mente mais aberta e foco nos resultados, as maneiras e áreas nas quais o marketing interativo pode causar mais impacto são:

  • Coleta de dados: captar dados é essencial para que a empresa desenvolva suas ações e estratégias de forma adequada. Os recursos para conseguir envolvem pesquisas, questionários, landing pages, quizzes;
  • Nutrição de leads: para que sua empresa consiga criar uma jornada cada vez mais personalizada para o cliente é preciso conhecê-lo mais e ter sua atenção. A implementação de um marketing interativo proporciona ao lead experiências novas e mais interessantes;
  • Fidelização do consumidor: uma vez atraído e convertido, chegou a hora de fidelizar o cliente. Para isso, é interessante manter e trabalhar um pós-venda mais interativo, para que o usuário esteja sempre em troca com a sua equipe.

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