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Saiba como fazer um bom marketing para Black Friday

Uma das datas mais lucrativas para o comércio está chegando! Com a vacinação avançada e a retomada de horários flexíveis nas lojas físicas, as próximas datas comemorativas prometem grandes vendas. Por isso, nesse momento é essencial que você saiba fazer um bom marketing para Black Friday nos seus negócios.

Essa data é uma exportação dos Estados Unidos. A Black Friday acontece tradicionalmente toda última sexta-feira do mês de novembro. Neste dia as lojas realizam grandes ofertas e promoções, a data (que agora é forte no calendário brasileiro também) é bastante aguardada por lojistas e consumidores.

Por conta da pandemia, das medidas de restrição e do isolamento social, no ano de 2020 a Black Friday foi a mais digital da história, tanto aqui no Brasil quanto no exterior.

No entanto, com a retomada do comércio físico, esse ano promete grande movimento no físico e no digital. Portanto, o marketing para Black Friday é indispensável.

Vale destacar que mesmo com a vacinação avançada e as medidas de restrições afrouxadas, os consumidores não vão abandonar as compras online e nem pretendem. A tendência é que o cliente pesquise nos dois formatos e tenha sua decisão de compra no que for mais conveniente para ele.

Então que tal preparar seus negócios para essa data tão importante para as vendas? Continue neste artigo para saber como fazer um bom marketing para Black Friday.

Lembre seus clientes da data

Desde já é importante que o seu cliente esteja ciente dessa data lucrativa. Por isso, uma estratégia essencial de marketing para Black Friday é preparar seus consumidores, deixá-los cientes que está chegando e que eles podem esperar promoções!

Para essa tarefa, você pode utilizar os seguintes meios:

Planejamento não pode faltar

Essa dica de marketing para Black Friday poderia até ser a primeira da lista de tão necessária que é.

Não há como realizar um bom trabalho sem um planejamento estratégico que faça sentido para sua empresa, seus negócios e seus clientes. A Black Friday é uma data lucrativa, é preciso aproveitá-la da melhor forma.

Por isso, ao se planejar leve em consideração alguns pontos como:

  • Erros do passado: ver o que funcionou e, principalmente, o que deu errado nas últimas edições. São nos erros que grandes lições são aprendidas;
  • Use os números a favor da sua empresa: confira quais produtos e serviços são os mais procurados, quais os clientes mais pesquisam (e por algum motivo não compram) e quais os consumidores não estão dando muita atenção;
  • Estabeleça metas: na hora de fazer o marketing para Black Friday da sua organização, trace uma meta de vendas para a data, assim os esforços são mais direcionados, da mesma forma que os recursos;
  • Respeite as limitações dos seus negócios: fazer promoções apenas por fazer pode ser uma furada. Faça ofertas e promoções que vão, de fato, gerar lucro para sua empresa. Por isso é importante conhecer bem o momento dos negócios e respeitar suas limitações.

Atenção no atendimento

Por ser uma data que causa grandes expectativas nos clientes, e pelo fato dele ser bombardeado de informações (não apenas da sua empresa, mas de muitas outras), é natural que eles tenham muitas dúvidas e bastante interesse.

Por isso, nesse momento o atendimento pode ser O diferencial no marketing para Black Friday. Pois é por ele que o consumidor pode decidir por comprar ou não na sua loja.

Um atendimento de qualidade precisa estar atento ao que o cliente precisa e ao que ele deseja. Dessa forma ele se sente mais assistido e terá mais vontade de permanecer por mais tempo na sua loja, seja ela física ou virtual.

Além disso, o atendimento pode não apenas garantir uma venda na Black Friday, mas também é capaz de fidelizar clientes para que continuem comprando sempre com você.

Deixe a loja pronta (tanto a física como a virtual)

Como já foi dito lá no início do artigo, os consumidores não estão resignados a apenas um formato de compra. Atualmente eles pesquisam, comparam e compram tanto pelo físico quanto pelo virtual.

Por isso, sua estratégia de marketing para a Black Friday não pode esquecer de preparar suas duas casas. Tanto o espaço físico quanto o virtual!

Vale destacar que mesmo os dois demandando cuidados e recursos diferentes, é importante que os dois falem a mesma língua. É essencial que as informações estejam alinhadas e que o cliente consiga encontrar o que procura com facilidade.

Aqui é importante frisar também que uma boa pedida é fazer promoções específicas para a loja física e outras para a virtual. Mas para isso sua estratégia de marketing para Black Friday precisa estar bem estruturada.

Porque, como também já foi dito acima, promoções e ofertas que não geram lucros para sua organização podem prejudicar o desempenho da mesma na Black Friday.

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