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Segmentação de público-alvo: saiba sua importância e como defini-lo

Quem tem uma empresa, sabe que ter seu público definido é de extrema importância para o presente e, principalmente, futuro dos negócios. No entanto, não são todas as empresas que sabem fazer a segmentação de público-alvo.

Vale destacar que encontrar seu público-alvo é uma coisa, já fazer a segmentação do mesmo é diferente. Após encontrar seu público geral, você e sua equipe começam a segmentá-los, dividi-los em grupos.

Isso é importante porque, muitas vezes, o que funciona para um tipo de pessoa do seu público, não funciona para outra.

Além do mais, se você trabalha com vendas, seu público está distribuído pelo funil de vendas. Ou seja, a abordagem e técnicas de vendas que vai converter um, não vai fazer nem sentido para o outro.

Quer saber mais sobre a segmentação de público-alvo e como defini-lo? Então siga neste artigo.

Entenda mais sobre o público-alvo

O público-alvo nada mais é do que um grupo de consumidores que possuem características em comum. Ou seja, se interessam pelas mesmas coisas, por produtos e serviços similares, visitam os mesmos sites e possuem hábitos comuns de compras.

As empresas identificam esses grupos de pessoas, analisam quais são aquelas que comprariam seus produtos e serviços e começam a investir em ações que atraiam e fidelizem esses consumidores.

No entanto, muitas vezes não é tão fácil achar e fazer a segmentação de público-alvo. Isso porque, muitas são as variáveis e pessoas que as empresas precisam analisar para encontrar grupos de interesse.

Além do mais, fazer esse trabalho de identificação e segmentação requer muita pesquisa e dedicação da equipe. Entretanto, uma vez que o público é reconhecido e acontece a segmentação de público-alvo, os próximos passos ficam bem mais fáceis.

Por que fazer a segmentação de público-alvo?

Com a segmentação, é possível filtrar e planejar melhor quais serão os próximos passos em relação a divulgação e abordagem para vendas.

Além disso, com o público-alvo definido e propriamente separado em grupos, já é possível para o time de marketing saber onde depositar esforços e fazer campanhas específicas. Isso porque, antes de começar a segmentar, o marketing de massa era feito para todos da mesma forma.

Apenas com o passar do tempo que os profissionais que atuam com marketing e publicidade começaram a separar o público por:

  • Perfis;
  • Interesses;
  • Comportamentos.

Com a segmentação de público-alvo, é possível:

  • Criar e trabalhar em campanhas mais eficientes e que façam sentido para os seus negócios;
  • Aproveitar as oportunidades da melhor forma;
  • Ter uma comunicação melhorada com o público;
  • Definir o posicionamento da sua marca;
  • Se diferenciar cada vez mais dos seus concorrentes.

Como fazer a segmentação de público-alvo

Para segmentar seu público, primeiro é preciso segmentar o mercado. Como assim? É preciso separar cada mercado para identificar os consumidores que estão interessados e/ou podem vir a se interessar por ele.

Após isso, é bom focar nos recortes do mercado e começar a identificar quais segmentos possuem mais afinidade com a sua marca, com o que você tem a oferecer. E as principais variáveis de segmentação de público-alvo são:

  • Demográfica: idade, gênero, estado civil, renda, posição socioeconômica, raça, religião etc;
  • Geográfica: cidade, estado, país e região (densidade, clima);
  • Comportamental: status de lealdade, sensibilidade ao marketing, motivação etc;
  • Psicográfica: personalidade, valores, interesses, estilo de vida de modo geral.

Vale destacar que para conseguir esses dados, é preciso ter ferramentas que fazem a mensuração no site da sua empresa que identifique o volume de acessos e perfis de quem acessa.

Além disso, para obter esses resultados também é possível por meio de pesquisas, e-mail marketing, abordagem por telefone, SMS ou até mesmo pessoalmente, dependendo do segmento dos seus negócios.

Lembre-se: público-alvo não é a mesma coisa que persona

Vale destacar aqui que quando falamos de segmentação de público-alvo não estamos necessariamente falando de personas. Há diferenças!

O público-alvo fornece informações mais gerais sobre seu cliente ideal. Fala de forma mais branda sobre gênero, região, costumes e tudo que listamos nos tópicos anteriores.

Já a persona vem com um nível de detalhes maior. Eles são definidos a partir da segmentação de público-alvo, mas não é a mesma coisa. A persona tem até mesmo sua storytelling para ajudar a equipe a:

  • Criar mais empatia;
  • Visualizar melhor o cliente ideal;
  • Melhorar a linguagem e abordagem das campanhas.

Mas mesmo sendo coisas diferentes, tanto persona quanto público-alvo são igualmente importantes em diferentes etapas do marketing.

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