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Landing pages: tudo sobre essa ferramenta de conversão


Se a estratégia de marketing da sua empresa não envolve landing pages, é melhor parar e repensar! Essa ferramenta é totalmente focada na conversão de clientes. Por isso, é considerada fundamental nos planos de marketing digital.

Mais do que apenas uma página, as landing pages podem trazer mais leads e clientes. No entanto, é preciso construir uma que tem a ver com seu negócio, que faça sentido para a empresa e que chegue ao público-alvo.

Quer saber mais sobre landing pages e como ela pode impactar positivamente sua empresa? Então continue nesse texto!

O que são landing pages

Como se pode perceber, landing page é um termo em inglês, que significa “página de aterrissagem”. Na estratégia do marketing digital, é uma página exclusivamente focada em conversão!

As landing pages são comumente encontradas quando o internauta acessa um site e se depara com uma página com formulários. Mas não se confunda! Uma landing page não é um pop-up.

Ela costuma ter chamadas de ação (CTA), oferece algum produto e/ou serviço e busca levar a atenção do consumidor para o formulário. Diferente de um pop-up simples, que normalmente traz alguma informação sobre o site, sem convidar o internauta a realizar alguma ação.

Onde reside a diferença entre site e landing pages?

Nessa altura muitos devem se perguntar “mas meu site tem formulários e chama o consumidor para uma ação? Qual o diferencial da landing page?”. Boa pergunta!

As landing pages são criadas para serem mais objetivas, com um intuito definido. Por exemplo, o site da sua empresa mostra (e vende) todos os serviços e produtos que a organização oferece.

Uma LP (landing page) pode focar apenas em produtos e serviços específicos. Quando a oferta é mais específica, objetiva e clara, o interesse do consumidor aumenta (principalmente se for resolver uma dor dele).

Tudo isso, somado ao CTA e formulários de fácil preenchimento, significa aumento de conversão na certa!

Diferentes tipos de landing pages

Antes de saber o que deve conter as landing pages da sua empresa, vale destacar que há diferentes tipos de LP. Sendo elas:

  • Página de captura: com objetivo de coletar dados de contato do lead;
  • Página de confirmação de e-mail: possui o intuito de evitar que os leads passem e-mails inexistentes;
  • Página de vendas: a página que vai convencer o consumidor a comprar;
  • Página de agradecimento: ela finaliza uma venda, seu objetivo é ganhar afeição e confiança do consumidor.

Lembrando que, às vezes, nem todos esses tipos de LPs se encaixam na estratégia de marketing digital da sua equipe. É preciso ver e estudar o que faz mais sentido para o contexto da empresa e quais seus objetivos principais com as landing pages.

Elementos da LP

Agora que já sabemos a importância e os tipos de landing pages, está na hora de ver o que elas devem possuir. Não esqueça que a LP deve cativar o internauta no primeiro momento. Então atenção na hora de confeccionar essa página tão importante. Vamos aos elementos.

Título e subtítulo

É como manda a redação publicitária. Os títulos e subtítulos de uma landing page devem ser simples, diretos e chamativos.

São esses dois elementos que, primeiramente, despertam o interesse do usuário. As chamadas devem oferecer a informação e mostrar as vantagens para o consumidor caso ele preencha o formulário presente na página.

Cores e imagem

Uma imagem que chame a atenção da maneira correta, muitas vezes, pode ser o fator decisivo para manter o usuário na landing page. Ela deve transmitir e completar a mensagem que foi passada com o título e subtítulo.

Somado a isso, as cores devem seguir na mesma toada. Vale destacar que as cores devem acompanhar a paleta da empresa ou da campanha vigente que deu origem àquela LP. Os elementos devem formar um conjunto que enviam uma só mensagem.

Descrição e CTA

Como as landing pages costumam vender um produto e/ou serviço, é importante ter um pequeno texto explicando do que se trata essa oferta. Uma breve descrição, sucinta, objetiva e que resuma o que está sendo oferecido, de preferência com frases curtas.

É claro que o Call To Action (CTA) não poderia faltar. A chamada para ação deve cumprir o papel de convencer o usuário a preencher o formulário. Não economize nos “saiba mais”, “clique aqui” e “aproveite agora”.

Formulário

O famoso formulário é o elemento responsável pela conversão. Ele quem faz as landing pages serem tão efetivas.

Porém, atenção!

É importante que ele seja de fácil entendimento e simples de preencher. Comumente, o que se pede em formulários são: nome, telefone e e-mail. Mais do que isso pode fazer com que o potencial consumidor desista de preencher e se tornar um lead.

Para se atentar na hora de fazer a LP

Assim como todos os materiais que sua empresa produz, divulga, comercializa, enfim, coloca no ar, as landing pages também precisam de atenção em alguns pontos. Como por exemplo:

  • Alinhamento de informações: como a LP é uma página independente do site, é importante conferir se as duas estão falando a mesma coisa sobre regras, vantagens, condições e preços;
  • Adequação à LGPD: a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor em 2020 e possui regras firmes sobre tudo que envolve dados de usuários (coletas, armazenamento, tratamento e compartilhamento);
  • Responsividade: isso todo mundo já sabe, mas não custa lembrar! É de extrema importância que a landing page esteja em um formato agradável tanto no desktop como na versão mobile.

Landing pages precisam de divulgação!

Esse é outro item que já está na mente de todos que trabalham com mídias sociais, mas não custa lembrar. De nada adianta uma landing page fenomenal se ela não chega em ninguém!

Por isso, é essencial que ela seja divulgada massivamente e, claro, para o público que a organização pretende atingir com a ação. Entendeu a importância e o impacto que as landing pages podem causar na sua empresa?

Aproveite para entrar em contato com a equipe MALI. Além de ajudar seu negócio a fazer LPs efetivas, você encontra a solução para as necessidades da sua empresa quando o assunto é comunicação!