Tráfego Pago

Por que investir em tráfego pago?

Tráfego se refere ao público que acessa o seu site  ou perfil das redes sociais e tráfego pago são as pessoas que chegam até o seu endereço eletrônico por meio de campanhas pagas e é uma ferramenta que pode gerar resultados mais imediatos. 

A MALI sempre diz para os clientes que o conteúdo é o rei e a mídia paga é a rainha. Os dois são de extrema importância e um anda ao lado do outro.

Se por um lado você tem uma estratégia de conteúdo, utilizando as melhores práticas e técnicas para atrair a sua persona e de forma duradoura, por outro, é importante você prever o tráfego pago na sua estratégia de marketing digital como uma forma de aumentar de forma mais rápida a visibilidade de todo esse material e, assim, gerar maior engajamento, conversões e vendas para o seu produto o ou serviço. 

O contrário também é essencial: se você investe em tráfego pago, mas não tem bons conteúdos para “fisgar” a atenção do seu consumidor, de nada adianta. Mesmo pagando para amplificar a sua divulgação, o algoritmo do Google, por exemplo, tem como um dos critérios priorizar os bons conteúdos na hora de mostrar um anúncio de uma empresa antes de outra.  

As mídias digitais democratizaram de forma avassaladora o marketing. Chegar até o grande público ficou muito acessível financeiramente, não precisa de altos investimentos, e, diferente das mídias tradicionais, as campanhas digitais vão direto ao ponto, nas pessoas que realmente interessam pelo seu negócio e tudo é feito com base em dados, o que torna o marketing digital muito mais vantajoso. 

 

Quando investir em tráfego pago? 

Se você precisa de um retorno mais imediato, é hora de investir em tráfego pago. Enquanto as técnicas de SEO demandam mais especialização e oferecem um retorno em longo prazo, as campanhas pagas são mais simples tecnicamente e para as empresas que querem ou precisam de conversões rapidamente. Por exemplo, uma marca que criou um e-commerce recentemente e precisa gerar maior visibilidade ou tráfego e vendas em um curto período. 

Existem dois métodos para o pagamento dos anúncios, ambos fazem parte de um leilão promovido pelo Google Ads

  • CPC (custo por clique): a sua empresa paga somente pelos cliques que seu anúncio receber, indicado para gerar mais visitas ao site.
  • CPM (custo por mil impressões) – a sua empresa paga a cada  mil visualizações ou impressões do seu anúncio. Este formato tem como objetivo fazer com que a sua campanha apareça mais vezes, ou seja, é mais indicado para quem quer gerar visibilidade, para uma empresa que esteja começando e queira se posicionar, por exemplo. 

Quanto investir em tráfego pago? 

Não existe um valor fixo para investir em mídia paga, é possível começar com R$ 5,00, por exemplo.  Como dissemos anteriormente, as mídias digitais tornaram o marketing muito mais acessível financeiramente e pode ser usufruído de micro a grandes empresas. Mas, a partir da sua meta de vendas, por exemplo, é possível fazer cálculos para ter uma ideia do quanto separar para começar. 

Imagine que sua empresa quer fazer uma campanha de Google Ads e você quer ter uma noção do quanto investir. A cada 100 pessoas, 10 clicam para preencher um formulário no seu site e dois de fato viram venda. Então a sua taxa de conversão é de 2%. Além disso, o seu ticket médio é de R$ 3.000, 00 e você quer gerar pelo menos R$ 30 mil. Então, você precisa fazer 10 vendas para chegar neste valor, certo? Pegando a taxa de conversão que é de 2%,  você precisa levar 500 pessoas para o seu site. Supondo que o custo por clique para a palavra-chave que você quer usar são R$ 2,00. Então, você vai precisar investir R$ 1.000,00 nesta campanha.   

Além disso, é muito importante estar sempre de olho no ROI (Return over Investment) para que tenha certeza de que sua estratégia foi boa e você está tendo retorno sobre o que investiu além de lucro para as próximas campanhas. 

Mas, existem diversas plataformas nas quais é possível investir em tráfego pago, como as que veremos abaixo. 

Como funciona o Google Ads? 

Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Para se ter uma ideia do impacto econômico desta ferramenta de buscas na vida dos empreendedores brasileiros, em seu relatório anual, o Google estima ter movimentado R$ 67 bilhões somente no ano de 2020.  Mais de 200 mil empresas foram beneficiadas por este meio de comunicação e isso foi de extrema importância, em um período de pandemia, por exemplo. 

Uma das grandes vantagens de investir em Google Ads para promover seu produto ou serviço é poder segmentar o público de acordo com o perfil desejado. Além disso, a plataforma disponibiliza diferentes formatos e você pode escolher o tipo certo de campanha para sua empresa: 

  • Anúncio de rede de pesquisa: são aqueles no formato de texto que aparecem antes dos resultados da busca orgânica, quando você busca por terminado tema. Elas atingem um público muito qualificado pois seus anúncios aparecem para quem busca diretamente pelo que você tem a oferecer. 
  • Anúncio Google Shopping: estas campanhas têm como foco os varejistas que querem que os produtos do seu portfólio apareçam nos resultados de pesquisas sobre estes itens, na aba “Shopping”.  
  • Anúncio Display: são os anúncios que aparecem em formato de banners em milhões de sites e aplicativos, tanto de terceiros quanto de propriedade do Google, e tem foco em dar mais visibilidade a sua marca. 
  • Anúncio em vídeo no YouTube: como o próprio nome diz, são campanhas a partir de um vídeo, seja ele veiculado no YouTube ou em outros sites. É uma excelente tática para que as pessoas conheçam melhor um produto, por exemplo, e passe a considerá-la nos seus momentos de compra.  
  • Anúncio de e-mails: também conhecido como GMail Ads, trata-se de campanhas feitas a partir do envio de e-mails para usuários do GMail, o que pode ser muito bom uma vez que a plataforma possui mais de um bilhão de usuários que abrem suas caixas ativamente. Eles são exibidos com base nas atividades de cada usuário, de forma totalmente automatizada.

Como funciona o Facebook Ads?

Para impactar a sua audiência, o Facebook é certamente uma plataforma essencial. Trata-se da rede social com a maior quantidade de usuários no mundo: são mais de 2,85 bilhões de contas, 130 milhões só no Brasil.  

O Facebook Ads é o gerenciador de mídia paga do Facebook para as empresas que desejam anunciar nesta rede social especificamente. Nela, é possível fazer campanhas muito direcionadas a partir de características e gostos dos usuários, uma vez que a coleta de dados da plataforma está cada vez mais refinada.  

Além de impulsionar os posts por meio do próprio perfil do usuário, o Facebook disponibiliza um gerenciador de anúncios, chamado Business Manager, onde é possível fazer campanhas com um alto nível de customização e não só para o Facebook, como também para o Instagram. É possível também gerar dados muito relevantes para acompanhamento e definição das próximas campanhas. 

Os formatos dos anúncios do Facebook são: 

  • Imagens
  • Vídeos
  • Carrossel 
  • Experiência instantânea 
  • Coleção 

Como funciona o Instagram Ads? 

O Instagram tem aproximadamente 110 milhões de usuários no Brasil e é uma rede social em constante inovação, sempre com novas funcionalidades e ferramentas – o que a torna foco de grandes campanhas. 

Tem também o fato desta rede social ter um perfil mais visual, aspiracional e de entretenimento, possibilitando produções de conteúdo e campanhas muito atrativas, especialmente para produtos. 

Além de ser um espaço onde é possível “humanizar” as marcas, mostrando, por exemplo, os bastidores das empresas – o que gera uma enorme aproximação e identificação com o público-alvo. 

Instagram Ads é a ferramenta de veiculação de anúncios pagos no Instagram. Assim, como no Facebook, é possível impulsionar os posts do Instagram pelo próprio perfil do usuário, uma ação indicada para marcas que queiram ganhar mais seguidores, ou pelo Business Manager, onde é possível fazer mais ações e segmentações, utilizando mais critérios.  

Os formatos de campanhas que o Instagram oferece são: 

  • Imagens
  • Vídeos
  • Carrossel 
  • Stories
  • Vídeo in-stream 
  • Reels
  • Loja

Como funciona o Linkedin Ads?

O Linkedin é a maior rede social profissional do mundo, com mais de 300 milhões de usuários e, além de contatos profissionais, é uma excelente plataforma para a geração de negócios, especialmente para organizações que fornecem produtos ou serviços para outras empresas, ou seja, para o mercado B2B. 

O LinkedIn Ads é o gerenciador de campanhas do LinkedIn e, assim como nas outras redes sociais, é possível gerar uma segmentação muito acertada para atingir as pessoas certas, com a vantagem de encontrar também informações profissionais sobre cada usuário. 

Uma empresa que vende produtos para dentistas, por exemplo, consegue levantar este perfil profissional para fazer uma campanha bem direcionada. Uma segmentação profissional assim tão refinada, só mesmo no LinkedIn. 

É preciso levar sempre em consideração que nem sempre, a sua persona estará no Instagram ou no Facebook, ela pode estar no LinkedIn. Por isso, é extremamente importante que a MALI faça esta avaliação para você antes de começar a investir na produção de conteúdo para redes sociais

Além disso, é essencial avaliar os conteúdos que são mais relevantes para o público em questão. Os artigos autorais e os vídeos, por exemplo, são excelentes para as marcas ganharem mais autoridade e promoverem uma aproximação com o público de interesse nesta mídia social. 

Para amplificar estes conteúdos, os formatos de campanhas que o LinkedIn Ads oferece são: 

Produção de conteúdo anda junto com tráfego pago

É importante ressaltar que, mesmo para fazer campanhas pagas, é preciso ter um conteúdo de qualidade. 

Não adianta sua empresa investir para que um post atinja mais e mais pessoas se esta publicação não tem um design e uma legenda atrativos. O seu público não vai se conectar a campanha e seu esforço será em vão. 

Por isso, a MALI tem uma equipe de profissionais especializados, tanto para deixar as publicações da sua empresa mais atraentes e adequadas a cada rede social, quanto para desenvolver a melhor estratégia de tráfego pago, para amplificar este conteúdo e gerar retornos imediatos.

Como podemos ajudar sua empresa

Nossas estratégias de marketing são focadas em resultados e realizamos projetos para diversas empresas, desde 2016, nas áreas de:

Inbound Marketing

Marketing de conteúdo, SEO e redes sociais para atrair, converter e encantar seus clientes. E-books, Landing pages e e-mail marketing que criam conexões e geram leads.

Gestão de redes sociais

Posts na frequência ideal para sua marca e nas redes sociais estratégicas, sempre atraindo e aproximando do seu público. Gestão das publicações para o melhor resultado.

SEO

Gestão de backlinks e parcerias, produção de conteúdo digital para blog, descrições de produtos com palavras-chave, criação de sites e otimização de SEO

Assessoria de imprensa

Sua empresa em destaque nos portais, programas de tv e jornais, de forma gratuita e positiva. Ações com os influenciadores mais badalados. Gestão de crises de imagem e media training para prepará-lo.

Marketing de Influência

Pesquisa e alinhamento de parcerias com os influencers mais estratégicos. Criação de conteúdo e monitoramento das postagens, acompanhando resultados e tendências.

Tráfego Pago

Gerenciamento de mídias pagas, alinhado aos conteúdos produzidos, via Google Ads, Linkedin, Facebook e Instagram Ads.

Qual o melhor escopo para aprimorar o marketing do seu negócio neste momento? Fale com nossos especialistas!

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