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Inteligência artificial no marketing digital: usos e benefícios

A máxima que o futuro já chegou nunca foi mais verdadeira e atual. Todos os dias a tecnologia apresenta inovações para diversos setores e segmentos. Da mesma forma acontece com o uso da inteligência artificial no marketing digital.

Vale destacar que a AI, como também é chamada a inteligência artificial, não é novidade apenas para o marketing digital. Seu uso já está presente em muitas áreas de serviço e inúmeras empresas.

Além disso, a inteligência artificial no marketing digital já acontece hoje, não se trata de um futuro próximo e distante. Precisamos apenas identificar onde aplicar melhor seu uso e como as atualizações podem ser benéficas para a área do marketing como um todo.

Quer saber mais sobre usos, benefícios e a importância da AI no marketing digital? Então siga com a gente neste artigo.

O que é inteligência artificial?

Ao contrário do que muitos pensam, a inteligência artificial não é aquele cenário futurístico de filmes, no qual há carros voadores e robôs que agem como seres humanos. Quer dizer, não é exatamente bem assim.

A AI é um campo de estudo científico. Em linhas gerais, o termo se refere a uma inteligência que se assemelha e/ou simula a inteligência humana. No entanto, isso acontece por meio de um mecanismo ou software.

Vale frisar aqui que a inteligência artificial no marketing digital não se limita apenas ao termo de robotização. Isso porque já existe o RPA – Robotic Process Automation, processos automatizados por robôs.

Com o RPA tarefas mecânicas, repetitivas e padronizadas podem ser realizadas por robôs. O que a AI faz é realizar essas atividades do RPA em escala maior. Os benefícios dessa ação incluem:

  • Aumento de produtividade;
  • Redução de erros;
  • Assertividade nos processos.

Tudo isso é possível porque a inteligência artificial tem a capacidade de refletir, adquirir o conhecimento e executar ações baseadas em experiências conquistadas anteriormente. Mas como isso é possível?

Entra em cena o Machine Learning

Não tem como falar sobre inteligência artificial no marketing digital sem falar sobre o machine learning. Isso porque, esse conceito é o responsável pelo funcionamento da AI.

Nada mais é do que a habilidade de um sistema (ou máquina) aprender o que deve fazer sem a necessidade de uma programação. Para isso, as máquinas identificam padrões em uma quantidade de dados grande.

Com essas informações, previsões com alta precisão podem ser realizadas. Tudo isso lançando mão do uso de algoritmos e técnicas estatísticas. Uma mão na roda, não é mesmo?

A inteligência artificial no marketing digital

Como já citamos anteriormente, o uso da AI não é novidade. O próprio Facebook já realiza esse artifício desde 2019 (ou até mesmo antes), quando derrubou 6 bilhões de contas com ajuda de robôs. Tudo eliminando contas falsas e spam.

Confira a seguir como a aplicação da inteligência artificial no marketing digital pode ser aproveitada.

Segmentação do público

A AI pode segmentar o público de maneira cada vez mais específica. Os algoritmos identificam quais variáveis são importantes para determinar suas buyer personas e quais não são tão relevantes.

Recomendações de serviços e produtos

Esse é um ótimo uso da inteligência artificial no marketing digital. Ao aprender as preferências e hábitos do consumidor, é possível recomendar serviços e produtos que se encaixam nos padrões previamente identificados.

Atendimento automatizado

Chats online e bots do Facebook, são exemplos mais comuns desse tipo de atendimento automatizado. Esse recurso pode prover respostas rápidas e mais assertivas aos seus clientes.

Mecanismos de busca

A inteligência artificial no marketing digital já conseguiu atingir o patamar de melhorar a experiência de busca no Google, YouTube etc. Com isso, o uso do SEO fica cada vez mais eficiente.

Marketing digital precisa do lado humano

Se engana quem pensa que as máquinas vão substituir de vez os humanos, principalmente quando o assunto é marketing. Mesmo com as facilidades que as tecnologias nos proporcionam, o fator humano sempre se faz necessário.

O que acontece, com o passar do tempo, é a adequação do trabalho. Ao passo que a inteligência digital no marketing digital vai se aprimorando, nós, humanos, vamos descobrindo novas formas de trabalhar em conjunto com o que os robôs nos oferecem.

Afinal de contas, toda essa inovação tem como intuito melhorar a experiência do cliente. E clientes são pessoas. E quem melhor que pessoas para melhorar a experiência de outras pessoas?

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