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Copywriting: saiba o que é preciso para produzir um copy de qualidade

Você é capaz de persuadir o seu público-alvo através do uso estratégico das palavras? Consegue encantar e fazer com que o leitor siga todas as ações que você deseja? O copywriting pode te ajudar nisso.

Copywriting é a técnica de produção de textos voltados para estratégias de marketing, que tem como objetivo gerar conversões e vendas. O profissional responsável para redigir e desenvolver este texto é o copywriter.

Para saber mais sobre como implementar essa estratégia na sua empresa, continue lendo o texto!

Entenda o que é o copywriting

Copywriting é uma técnica de criação de conteúdo focada em convencer o leitor a fazer uma ação específica. O texto deve ser produzido pensando em seu caráter persuasivo, utilizando gatilhos para despertar o interesse no leitor, com objetivo de gerar conversões de potenciais clientes em vendas efetivas de produtos.

O termo “copywriting” foi criado em 1870 e é usado para diferenciar o trabalho do copywriter do estilo de escrita dos jornalistas – ele prevalece até hoje na comunicação moderna. Além do mais, essa estratégia é muito importante para fazer uma empresa se tornar referência em seu segmento, pois aumenta a sua autoridade e beneficia a imagem da marca, o que, consequentemente, atrai novos clientes e favorece os negócios.

Saiba como funciona a técnica de copywriting

Existem três alicerces básicos que devem ser respeitados durante a produção de qualquer conteúdo para marketing digital (seja ele um texto, um microtexto, um vídeo, um podcast, um e-mail):

  • Inspirar o leitor;
  • Criar um relacionamento com a marca;
  • Incitar os leitores a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto.

Além desses princípios, ao planejar uma estratégia de copywriting, alguns outros elementos também devem ser contemplados para que seu conteúdo seja benéfico tanto para você quanto para o seu leitor. Para criar um texto de qualidade é preciso realizar uma pesquisa, definir um objetivo de vendas capaz de direcionar o cliente através de conteúdos para chegar ao seu produto, e ofertar conteúdos exclusivos.

Ao criar um texto com técnicas de copywriting é preciso aplicar também o SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), assim o texto fica bem posicionado no Google e consequentemente tem mais acessos.

Do mesmo modo que a relação com o cliente não acaba quando uma venda é fechada, o trabalho do copywriter não termina quando o texto é publicado. Acompanhar de perto as métricas, observar se os conteúdos estão tendo bons resultados, ver quais estratégias devem ser aprimoradas e identificar aquelas que precisam ser evitadas é necessário.

Ao analisar esses resultados, você estará mais preparado para tomar decisões de melhoria nos textos e tornar possível o sucesso do seu site ou blog, fazendo assim a conversão em vendas.

Conheça as melhores técnicas de copywriting 

O copywriting é cheio de técnicas, estratégias e truques para criar textos com o objetivo de vender. Muito além da esperteza, o copywriter precisa da técnica correta para escrever conteúdos claros, envolventes e que possam inspirar os pensamentos e as emoções das pessoas.

Veja como fazer uma copy de alta qualidade em algumas lições.

Sempre fale a verdade

O primeiro passo para criar um copy de qualidade é relatar a verdade no texto, pois não adianta mentir sobre um produto, marca ou serviço, porque assim que o leitor adquirir o produto que você descreveu e ele não é a mesma coisa, o cliente vai descobrir que era mentira e não voltará a procurar pelo produto – ainda pode registrar uma reclamação referente a isso.

Seja claro e conciso

Ao escrever um texto, o copywriter deve ter em mente que o leitor precisa entender o que o texto quer dizer, qual a mensagem que você quer transmitir. Por isso, escrever de forma clara é fundamental. Porém, deve-se prestar atenção à escrita: um texto simples não quer dizer pobre.

Domine o assunto abordado

Você precisa dominar o tema que está desenvolvendo no texto para ser convincente. Se você não tiver conhecimento sobre o tema, pesquisar mais detalhadamente é o mais indicado. Uma estratégia que funciona bastante é: convença a si mesmo antes de querer convencer os outros. Ninguém consegue vender aquilo que não acredita.

Aplique o storytelling durante a escrita

O storytelling é a arte de contar histórias, ela é uma das armas secretas na técnica de copywriting. Durante a produção, o escritor deverá usar narrativas envolventes, criando conflitos e despertando emoções no leitor para causar a ação desejada.

No caso, o conflito pode ser o problema do cliente, que será finalmente resolvido com a solução oferecida. Depois de alguns percalços, o cenário e o desenrolar da história ficam por responsabilidade do escritor.

Conheça o seu leitor

As técnicas de persuasão empregadas nos copys não são universais porque a abordagem ideal depende do público-alvo determinado. Por esse motivo, todo copywriter deve conhecer bem as personas que representam seus leitores, e direcionar os textos para captar seus objetivos, desejos e anseios.

Apresente provas que comprovem o que está dizendo

O leitor precisa de comprovações de que esse produto do qual você está escrevendo realmente é o que o texto fala, então, apresente no copy os indicadores que comprovem o seu argumento: pode ser em forma de estatísticas, notícias, prints, fatos históricos, fontes de autoridade ou até mesmo prova social, com o depoimento de pessoas que já compraram e resolveram seus problemas.

Utilize gatilhos mentais 

Gatilho mental é uma técnica utilizada para tirar o leitor da zona de conforto e, assim, gerar uma reação por parte de quem está lendo. O gatilho é uma excelente estratégia para persuadir o leitor a seguir suas instruções. 

Busque uma agência de confiança para a conclusão do copy

Para produzir um texto de alta qualidade, se você não possui uma área especializada na sua empresa, o mais recomendado é que você entre em contato com uma agência de comunicação, eles podem produzir os textos ou auxiliar com a divulgação em redes sociais.

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