Os anos de 2020 e 2021 podem ser considerados o boom para as vendas online! Quem já sabia das estratégias surfaram na onda, e quem não sabia teve que aprender na marra. De uma forma ou de outra, marketing para e-commerce foi (e é pauta) indispensável para lojistas em tempos de pandemia e, consequentemente, distanciamento social.
Muitos consideram que uma loja virtual é ter apenas uma extensão da loja física. O que não é exatamente verdade. Um negócio online funciona de maneira similar a um negócio físico. Mas o fato é que se trata de mais do que um simples negócio.
Por isso, da mesma forma que sua empresa olha para o negócio físico com atenção, cuidado, planejamento e metas, é importante olhar para o negócio online. Com isso, o marketing para e-commerce se torna fundamental.
Isso porque, conforme a vacinação vai avançando e as medidas de restrições diminuindo, os consumidores vão fazer a ponte loja física x e-commerce. Na qual elas consultam produtos e preços em uma plataforma e compram em outra.
Quer saber mais sobre como construir uma boa estratégia de marketing para e-commerce para sua empresa? Siga com a gente neste artigo.
Conheça seu público-alvo
Se a sua empresa já tem uma loja física, basta fazer o estudo do público-alvo que já está mapeado. É importante ter em mente que no ambiente online esse consumidor final pode ter dores que no espaço físico ele não tem.
Conhecer, entender e pensar nas dores específicas do público-alvo do seu negócio são os primeiros passos para uma estratégia de marketing para e-commerce consistente.
A partir desse estudo, sua empresa pode começar a decidir qual melhor técnica de venda. Algumas delas são:
- Cross-selling: oferecimento de produtos relacionados ao que o cliente procura;
- Upselling: oferecimento de produtos com preços menor similar ao que o cliente procura;
- Scarcity: definição de prazos para promoções e aviso sobre produtos com pouco estoque, para que os interessados fiquem com pressa para comprar tais produtos.
Organize a casa… quer dizer, o site
Uma vez mapeado o público-alvo, suas dores e necessidades, é hora de deixar a loja virtual pronta para ele. Para isso é importante atenção em alguns pontos, como:
- Facilidade para navegar (encontrar produtos específicos, deixar os produtos em promoção em destaque);
- Diversas formas de pagamento;
- Segurança no check out e respeito com as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
- Logística de qualidade para que os produtos transitem da forma mais segura para sua empresa e para o cliente. Para isso, terceirizar pode ser uma ótima opção;
- Contatos em evidência para que o consumidor saiba com quem falar para tirar suas dúvidas.
Além disso, é importante também deixar preços mais atrativos em evidência e sempre se preocupar na atualização de banners e atualização do estoque para que o consumidor saiba exatamente o que há disponível no e-commerce.
Divulgação é essencial no marketing para e-commerce
Com o público-alvo definido e a loja virtual pronta, os consumidores precisam chegar até lá, certo? Então é preciso um constante processo de divulgação!
As redes sociais se colocam como a opção mais comum. Isso porque, todo negócio que se preze possui páginas em diversas redes sociais. Isso é importante, mas também é preciso usar cada uma de forma eficiente.
O que funciona em uma rede social pode não funcionar na outra. Por isso, é essencial que seu negócio trabalhe cada rede com um foco e conteúdo que se adequem a plataforma. Por exemplo: se o Instagram chama mais atenção, deve-se investir mais esforços nessa rede. E assim por diante.
Outra importante ferramenta para divulgação é o e-mail marketing. Com um bom reconhecimento do público e em qual momento eles estão no funil de vendas, o envio de e-mail marketing traz bons resultados na estratégia de marketing para e-commerce.
Nessa lista é importante destacar também as técnicas de SEO. Se aplicadas de forma correta e com frequência, podem atrair visitantes para seu site, suas redes sociais e consequentemente para a loja virtual da sua empresa.
Atendimento segue como diferencial
Seja no físico ou online, atendimento personalizado, humanizado, enfim, um bom atendimento, é o que faz muita diferença. Muitos consumidores desistem de uma compra (ou se fidelizam a uma marca) por conta de atendimento.
Por isso, é importante que o atendimento seja de qualidade. Mesmo se ele for realizado de forma automatizada na loja virtual, é importante que as mensagens sejam bem pensadas e redigidas na hora de montar a estratégia de marketing para e-commerce.
No atendimento entra também a parte do pós-venda! Isso quer dizer que a venda não termina ali, no ato da compra e da entrega na casa do cliente. Para fazê-lo da melhor forma é recomendável que sua empresa siga alguns passos:
- Envio de e-mail com recomendações baseadas em compras que o cliente já realizou e/ou em produtos que ele pesquisa no seu e-commerce;
- Personalização de conteúdos e recomendações (por isso é de extrema importância o mapeamento de público-alvo);
- Monitoramento das taxas de abertura de e-mails marketing e cliques, para que sua estratégia se adeque cada vez mais para aquele perfil de consumidor.
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